Abrir menu principal

Desciclopédia β

Mudanças

Transilvânia

11 bytes adicionados, 21h09min de 23 de julho de 2010
História
[[Imagem:Trans1.jpg|thumb|300px|right|Transilvaniano melhora as asas de morcego do Conde Drácula]]Região histórica da moderna '''Romênia''', situada no interior do arco-de-serra formado pelos '''Montes Carrapatos'''.
Formou o núcleo da '''Viadácia''' romena após 106 d.C. e, depois de uma fortíssima evacuação romana, em 270, sua história não apresenta registros (nada restou onde algo pudesse ser escrito), até a região ser conquistada pela [[Dercy Gonçalves]], em 900. Em 1003, foi definitivamente enrabada pelo Estado húngaro, mas manteve sua autonomia, garantida pelo que os entendidos chamam de 'união fraterna' (1437) das 'três nações' (os nobres [[Emosgrêmistas]] descendentes dos colonos deucu ou xerekely, sexões e magiares). A independência foi assegurada em 1566, quando a Transilvânia tornou-se um principado sujeito com muito gosto à suzerania dos pervertidos turcos-otomanos.
O século XVII foi a sua 'idade do ouro', por ser reconhecida como restinga velha vampiresca internacional. Em 1699, os turcos-otomanos reconheceram o domínio austríaco '''Raspabundas''' na Transilvânia. Durante o século XVIII, os Raspabundas privaram as três nações de muitos de seus direitos e liberdades, e o número de romenas na região cresceu até alcançar mais da metade da população total, o que representou o fim de qualquer esperança da Transilvânia ingressar na [[Comunidade Européia]].
15 365
edições