Abrir menu principal

Desciclopédia β

Mudanças

Brasília

760 bytes removidos, 18h51min de 18 de dezembro de 2016
a migrar algumas informações para os artigos Distrito Federal e Cidade-satélite. A continuar depois
[[Oscar Niemeyer]], idealizador dessa obra monumental, como comunista de carteirinha e de chopinho que sempre foi, concretizou sua crença na separação e exploração entre as classes sociais. Só que ÀS AVESSAS, criando a mais excludente e sectária estrutura urbana que se conhece, isolando de um lado as "[[zelite]]s", ou classe "mérdia", dos eleitores do [[Lula|Lulla]] e Roriz. Por isso é necessário descrever a população urbana em dois blocos que não se misturam nunca.
 
O Candango tem a mania burra de dizer que mora, por exemplo, em ''Taguatinga - Brasília - DF'', para tentar disfarçar o buraco onde se esconde. Cidade-assaltélite é assaltélite, Brasília é o só Plano Piloto (as Asas Sul e Norte e o Eixo Monumental). Já o [[Entorno do Distrito Federal|Entorno]] ninguém sabe quem o que é. Alguns urbanistas também chamam de cidade assaltélite (o que é de fato), enquanto outros o define como sendo o redor do Distrito Federal e outros como sendo um Entorno do Entorno de Brasília. O fato é que a região é conhecida por todos como a "Região do Transtorno do Distrito Federal", mesmo que as satélites sejam parte desse transtorno, já que a população não para de crescer nessas regiões subdesenvolvidas.
=== Plano Piloto ===
[[Imagem:Favela-bresil2.JPG|thumb|right|200px|Seria Ceilândia uma colônia do [[Ceilão]]???]]
* '''Paranoá''' - o povo de lá é tão vagabundo que já parou no "A", nem tentou o "B" quanto menos o "C", parou no "A" e desistiu de cara... Conhecida também pelo nome internacional de "Stop-in-A", uma tremenda viadagem dos habitantes locais. Seus moradores tem trauma por estarem tão pertinho do Lago mas não terem acesso ao mesmo. Por isso criaram uma favela anexa com nome de praia famosa, Itapuã. Só que esta fica no meio do cerrado também...
* '''ItapuãItapoã''' - outro [[Joaquim Roriz|roriz]]ão (favelão) surgido da noite pro dia, nos fundos da favela-mãe que é o Paranoá. Mesmo ajuntada recentemente, atingiu grande desenvolvimento social e cultural, alcançando na atualidade o mesmo estágio de evolução do velho-oeste americano e da era do cangaço, cheio de nordestino e goiano, apesar de poucos anos de existência. Como bandido tem vida curta em cada buraco por onde passa, sendo preso, morto, fugindo, se escondendo, largando filhos por aí pro Governo criar, continua atraindo crescente população a cada dia. Segundo dados oficiais, 9799% da população não concluiu nem a 4º série do ensino fundamental.
* '''Ceilândia''' - teve origem num amontoado de invasões removidas do Plano Piloto. Quando começou era citada como "Sei-lá-Onde", que com o passar dos anos virou "Cei-lá-Ondia" e por fim "Ceilândia", nome atual. É a maior cidade nordestina do Centro-Oeste, com o som das ruas dando impressão aos visitantes de estarem em pleno sertão.
* '''Finlândia''' - Sub-favela da Ceilândia, situado nos cafundós da Ceilândia, ou seja, no Fim da Ceilândia enfim, longe pra cacete, já na divisa com Águas Lindas de Goiás.
rollback
8 992
edições