Abrir menu principal

Desciclopédia β

Mudanças

Brasília

1 533 bytes adicionados, 16h05min de 24 de dezembro de 2016
m
Geografia: +txt, só pra não deixar a seção vazia...
== Geografia ==
{{Patrimônio Mundial}}
O Canaã do cerrado, como é conhecido assim pelos ''colegas'' goianos, se localiza exatamente entre o [[Rio Tocantins]] e o [[Rio Araguaia]], na margem direita do Eufrates, onde jorra leite, mel e dinheiro público.
 
A cidade se situa numa região de clima seco e abafado e a situação só não é pior porque a trupe que idealizou Brasília pensou em criar um grande [[lago artificial]] particular na região, apenas para o deleite do presidente, vice e os demais membros da [[aristocracia]] brasiliense: o [[Lago Paranoá]].
 
==Lago Paranoá==
{{artigo principal|[[Lago Paranoá]]}}
Antes da [[construção de Brasília]], a idéia era criar um grande piscinão de ramos para usufruto dos políticos que ali viveriam, mas [[Oscar Niemeyer]] era a favor da "democratização" do local com outras pessoas abastadas que não fossem as do meio político. Foi então que o presidente [[JK]] e seu vice [[Jango|Rango]] decidiram mandar criar dois laguinhos para cada um deles ([[Lagoa do Jaburu|Jaburu]] e um outro laguinho menor na área de serviço do [[Palácio da Alvorada|Alvorada]]) enquanto a nobreza local desfrutaria do Lago Paranoá, tendo-a como um grande quintal. Quanto aos demais peões que vieram construir a cidade com a promessa de receber alguns farelos de grãos-de-bico em troca, seriam jogados à escanteio para regiões que mais tarde viriam a ser [[Samambaia]], [[Taguatinga]] e principalmente em [[Ceilândia]], quanto mais longe do [[Plano Piloto de Brasília|Plano Piloto]] definido pelo Lúcio Costa, melhor.
=== Concepção Urbanística ===
Projetada por arquitetos [[comunismo|comunistas]] para ser uma cidade igualitária entre os mais ricos, eles desenvolveram um sistema de endereços baseado em coordenadas onde os locais são facilmente identificados, principalmente para pessoas que vêm de fora da cidade. (Exemplos: "AOS 1/2 A 902", "CLN 405 de PQP Lj.11" ou "[[WTF|EQNP]] 01/05 Setor WTF Norte"). Lembrando sempre que tudo é dividido em setores e quadras, sendo que depois das 100 vêm as 300, que são longe das 400 mas ficam pertinho das 700 e que se você não tiver carro e tem que pegar ônibus da {{link falso|TCB|Transportes Coletivos de Brasília}}, além de não pegar ninguém também vai ter que andar pra caralho antes de chegar onde você quer ir.
Concebida menos de 10 anos depois da Bomba de Hiroshima, houve preocupação de dispor a cidade de vasta rede de subterrâneos, sendo certamente a cidade com maior área de subsolos do mundo. Todas as quadras comerciais e residenciais tem subsolos. Há edifícios com até 5 subsolos, enquanto o Banco Central tem 7. Não é de se estranhar que tanta coisa role nos submundos da cidade, por "debaixo do pano". Quem acha muita a corrupção que a mídia descobre em Brasília, não imagina o que acontece nos porões dessa outra verdadeira cidade entranhada debaixo da terra...
== Transporte ==
rollback
8 992
edições