Abrir menu principal

Desciclopédia β

Estratosfera

Cquote1.png Já chegou o Disco voador! Cquote2.png
Chaves observando a estratosfera

Estratosfera é a segunda camada da atmosfera na Terra, localizada entre 15 e 50 quilômetros de altitude é um fator patogênico causador de asfixia, e portanto conhecida como "zona da morte" porque é a região onde o oxigênio começa a faltar.

CaracterísticasEditar

 
Uma preciosa amostra de estratosfera.

Zona caracterizada pelo movimento horizontal do ar, que garante a estabilidade para os vôos de aviões a jato e discos voadores, muito presentes nessa altitude.

Visualmente, o ar da estratosfera não é muito diferente do ar a sua volta da troposfera, mas se você for respirar na estratosfera seus pulmões explodirão devido ao pequenos traços de vácuo contido no ar. Há ainda pequenos traços de nitrogênio e vapor d'água.

É na estratosfera que está a camada de ozônio (O3), uma grande camada de gás oxigênio modificada geneticamente que protege a Terra, capaz de repelir a radiação ultra-violeta vinda do Sol e evitar invasões alienígenas por ser venenosa a esses seres. Todavia os CFCs expelidos através de peidos indiscriminados e não sustentáveis vem destruindo sistematicamente essa importante camada na estratosfera.

VidaEditar

A estratosfera ainda abriga algumas formas de vida, que representam 0,000!% da vida na Terra. Podem ser encontradas bactérias, alguns abutres, o Valdurmon e o Superman. Apesar de não provado cientificamente, mas apenas estipulado e teorizado com embasamento em supositórios.

CuriosidadesEditar

 
Tua mãe desencoraja seções de curiosidades, mas nós não ligamos a mínima! Sob as políticas da Desciclopédia
Mas bem que esta seção pode ser aproveitada integrando-se piadas decentes às seções mais adequadas.
Cada curiosidade pode render uns bons parágrafos, então faça direito!


Camadas da Atmosfera Terrestre
Troposfera | Estratosfera | Mesosfera | Termosfera | Exosfera
Outras camadas: Camada de ozônio | Cinturão de Van Allen | Ionosfera | Magnetosfera