Abrir menu principal

Desciclopédia β

Euclides de Alexandria

Euclides enchendo o saco... Nerds... Altas gatinhas ali e ele só sabe falar dessa baboseira de hexágonos num círculo.

Euclides de Alexandria (360 a.C.295 a.C.) foi um matemático platônico, amante platônico, pirado, desocupado, professor e escritor de abobrinhas possivelmente grego, muitas vezes considerado como o fdp que inventou a geometria e mudou para sempre a vida de pobres estudantes do ensino médio. Toda aquela insanidade sobre hipotenusa, raio do quadrado dos catetos, seno e cosseno se devem ao pioneirismo de Euclides em (tentar) tornar didático esse assunto nada didático que é matemática e geometria, compreensível apenas por mentes obtusas.

Euclides é reconhecido na escolástica da filosofia como o primeiro nerd autêntico da humanidade.

Foi o responsável por escrever o primeiro livro de geometria voltado para o público n00b (estudantes) da história da humanidade, e que até hoje não precisou ser atualizado de tão certeiro que Euclides foi em sua loucura.

BiografiaEditar

 
Euclides demonstrando como fazer um hexágono perfeito dentro de um círculo.

Pouco ou nada se sabe sobre a vida e trajetória de Euclides, afinal, quem em sua época se importaria de saber mais de um professor que passava as tardes desenhando quadrados, retas e círculos num livro? Não há um relato sequer sobre seu nascimento, sua vida, sua morte ou mesmo pinturas sendo as existentes tudo fruto da imaginação fértil de pintores de séculos depois de Euclides. De Euclides há apenas o livro lá Os Elementos, até a motivação para a criação desse livro é um mistério. Porque será que ele escreveu esse livro? Para pegar mulher não foi. Para ganhar dinheiro não foi. Acredita-se que foi para se vingar da humanidade obrigando todas as futuras gerações de alunos a estudarem geometria.

Apenas 1 século depois de sua morte, que sua obra Os Elementos foi descoberta na biblioteca de Alexandria pelo imperador, que descobriu ali uma forma de tortura que atravessou milênios. Com a divulgação desse livro, ele agora podia obrigar as escolas a dar aulas de geometria. Um terror.

O estudo de Euclides se baseava num sistema geométrico imutável, simétrico e pontual, o que influenciou fortemente na geometria contemporânea tornando-a uma ciência completamente abstrata e fora da realidade prática.

ObraEditar

Os Elementos é a grande obra de Euclides, e se trata de uma encadernação coerente de tudo que se sabia de matemática e geometria até então. Sabe esses livros de matemática do ensino médio? Que ninguém jamais tem paciência de ler por completo (apenas fazem os exercícios que a professora manda). Então, esse livro do Euclides é mais ou menos isso, um conjunto de teoremas e fórmulas matemáticas de todos os tipos, provados matematicamente.

Esta obra revolucionou e mudou para sempre a história dos livros didáticos no mundo.

Matemágicos Matemáticos, geômetras e outros nerds
v d e h

al-Khwarizmi, o impronunciável - Alan Turing - Albert Einstein - André Weil - Bombelli - Bhaskara - Cantor - Manuel Bento de Jesus Caraça - Euclides - Euler, our king! - Fermat, o príncipe - Ferrari - Fibonacci - Galileu - Galois, o rebelde - Goldbach - Gauss, o príncipe - Newton - Inácio do Amaral - Lambe Humberto - Tio Laplace - Tio Omar do Quibe - Veneno Poisson - Pitágoras, o largo - He Man Riemann - Tartaglia, o gago - Jacques Tetas - Recorde - Pascal - Abel, o azarado - Arquimedes - Paul Anônimo - Cardano, o mais azarado - Tales, o pioneiro - Filho duma tenda - Neumann, o atômico - Erdös, o sociável - Cauchy