Abrir menu principal

Desciclopédia β

Fósforo
Fosforo.jpg
Alguns átomos de fósforo sendo incinerados.
Símbolo, número P, 15
Série Pagodeiro
Principal isótopo 31P
Propriedades atômicas
Massa atômica 30,973762(2) cus
Dureza Quebra fácil quando em pedacinhos de madeira
Nível de radioatividade Baixa
Nível de toxicidade Não. É pra chupar só
Propriedades físicas
Comestível? É para ligar o fogão só
Inalável? Não
Posso passar na pele? Melhor não
Onde encontrar palito de fósforo
ponto de fudição -
ponto de rebuliço -
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Nulo



Fósforo é um elemento químico não-metal feito de madeira, considerado um dos elementos mais importantes depois do oxigênio, do carbono, do alumínio, do hidrogênio, do sódio e do nitrogênio...

Índice

HistóriaEditar

 
Jamais coloque fósforo na boca, Marion 'Cobra' Cobretti é um profissional treinado.

Exatamente! O fósforo é mais um desses elementos químicos que foram descobertos acidentalmente enquanto velhos barbudos da Idade Média procuravam pela tal pedra filosofal. Em meio às suas misturas bizarras em seus caldeirões aconteceu aquela explosão, era o fósforo agindo. Todavia, o primeiro a conseguir isolar o fósforo foi um drogado de Hamburgo que teve a brilhante ideia de misturar urina com areia, e aquecer esta solução a 300°C. A sua intenção inicial era extrair ouro do mijo dos gatos, mas acabou descobrindo acidentalmente o fósforo.

Séculos depois o Mago Merlim inventou os palitos de fósforo e Marion 'Cobra' Cobretti os popularizou, agora o fogo estava ao alcance de qualquer pessoa.

O fósforo ficou famoso durante a Segunda Guerra Mundial, aviões dos japoneses kamikazes eram carregados com centenas de caixinhas de palitos de fósforo, o que tornava o ataque suicida 500% mais explosivo.

CaracterísticasEditar

O fósforo não é encontrado livre na natureza, apenas em supermercados com preço em torno de R$3,00. Devido à sua alta reatividade sempre que é isolado ao entrar em contato com o oxigênio da atmosfera explode antes de você poder dizer   Pindamonhangaba  , também explode com o atrito, explode sob pressão e explode sob stress, por isso crianças não devem mexer com fósforos, eles podem ser mortais.

Ele tem grande importância para os vegetais, se algum dia você já se fez a pergunta do que as raízes das plantas sugam do solo, a resposta é o fósforo, por isso, se você utilizar palitos de fósforo no lugar de adubo, a planta cresce com mais eficiência. O fósforo também é necessário e presente na nutrição humana - É óbvio que isto não está presente em porcarias como Ruffles ou McDonald's e por isso você tem fadiga, pois o fósforo é responsável pela transmissão de toda a energia do corpo humano - Dizem os nutricionistas que refrigerante é rico em fósforo, logo, depois de tomar refrigerante, evite peidar para não causar explosão.

AplicaçõesEditar

O fósforo é o composto presente nos fertilizantes, é a ração das plantas, elas precisam de fósforo para sei lá o que, mas precisam, ou você achou que elas só sobreviviam da fotossíntese? O fósforo também tem aplicações militares, não que os soldados vão tacar esterco nos inimigos, mas é que as propriedades explosivas do fósforo são usadas em bombas também.

Outros usos do fósforo podem ser encontrados em fogos de artifício, pastas de dente, detergentes e aqueles venenos anti-baratas que as fazem se retorcer e agonizar até a sua morte, e elas são inocentes. Todavia, uma das maiores maravilhas da natureza que só pode ser proporcionada pelo fósforo, são os totalmente excelentes e úteis palito de fósforo!

Ver tambémEditar