Abrir menu principal

Desciclopédia β

Federação Amapaense de Futebol

Federação Amapaense de Futebol é uma suposta entidade futebolística do suposto estado do Amapá que deveria em tese representar os times de futebol do Amapá e ajudá-los em alguma coisa, como por exemplo organizar um campeonato local descente e profissional, algo que obviamente não se vê, mas que também ninguém se importa, afinal alguém acha que no Amapá existe futebol ou alguma outra coisa de divertido?

HistóriaEditar

A federação amapaense foi criada em 1945, na época em que o estado ainda nem era estado e muito menos habitado e não possuía nenhum time de futebol, mas mesmo assim a Federação Amapaense já estava lá por adiantamento na esperança de algum dia a civilização chegasse naquele território. Por mais de 50 anos a federação foi composta apenas por um jabuti, uma onça, um índio de cocar e uma sucuri, que se reuniam todo mês para analisar se existia algum time de futebol no estado, concluindo que não o havia, assim arquivando o projeto de criação de um campeonato estadual.

O primeiro time de futebol do Amapá só foi surgir no longínquo ano de 1991, quando só o jabuti ainda estava vivo, e foi ele o responsável pela criação do primeiro campeonato estadual semi-amador do Amapá com a participação de apenas um time, o tal Ypiranga, que jogando sozinho foi campeão nos anos de 1992 e 1994, enquanto na versão de 1993 ele perdeu para os reservas de seu time.

Atualmente a Federação Amapaense tem como função apenas reunir times foleiros, capengas e amadores e inventar para a CBF que são times profissionais e tal, não se sabe porque, mas a CBF faz de conta que acredita e deixa um time do Amapá participar da Copa do Brasil e da Copa Verde, sabendo que serão eliminados logo no primeiro jogo.

CampeonatosEditar

Só existe dois campeonatos no Amapá, o Torneio Intermunicipal do Amapá, onde times peladeiros jogam aleatoriamente entre si sem qualquer pontuação, organização, tabela ou definição de campeão. E o Campeonato Amapaense de Futebol que possui meia-dúzia de times e já é muito, sendo portanto um torneio de divisão única, então ninguém se importa de jogar mal e ficar em último, já que não existe rebaixamento.