Abrir menu principal

Desciclopédia β

Federação Brasiliense de Futebol

Essa droga tem um sinônimo: FBF

A Federação Brasiliense de Futebol (FBF) é a entidade ligada ao Ministérios dos Esportes que regula, despreza, joga no lixo e rouba o esporte no Distrito Federal. Além de regulamentar o futebol, por falta de órgãos competentes, a incompetente FBF regula também os tradicionais esportes candangos de basquete, natação, futebol americano, tênis e criquete.

HistóriaEditar

 
Um típico estádio do campeonato brasiliense, fornecido pela FBF.

Fundado em 1960 por Juscelino Kubitschek, a FBF é criada para regulamentar e desorganizar os times amadores do Distrito Federal, para que as peladas disputadas pela região fossem organizadas em tabelas com datas e horários marcados.

Há dúvidas consistentes sobre a existência da FBF, uma vez que os times do Distrito Federal se encontram abandonados a própria sorte, jogando em estádios caindo aos pedaços com jogadores gordos e uniformes com no mínimo 8 patrocinadores.

Atualmente, após uma lei aprovada no congresso, a FBF sustenta diversos clubes do Distrito Federal a fim de usá-los como eficiente instituição de lavagem de dinheiro, e por isso, criou-se a lei que não obriga a divulgação pública da renda, público e preços dos ingressos dos jogos da federação.

CampeonatosEditar

O principal torneio organizado pela FBF, é o Campeonato Brasiliense Amador de Futebol, dividido em três divisões escrotas, onde na primeira divisão o Gama e o Brasiliense são obrigados a jogar contra times de Goiás e algumas favelas do Distrito Federal para disputarem uma final depois disso.

A FBF também organiza o emocionante Campeonato Brasiliense Masters de Críquete Feminino, um orgulho candango.

Clubes AssociadosEditar

A FBF conta com 82 clubes associados que variam entre peladeiros, amadores, semi-amadores e semi-profissionais.

Um aspecto curioso sobre alguns clubes associados, é que a FBF aceita times de Goiás para fazerem número nos seus campeonatos, desde que se encontrem em até no máximo 100 Km de Brasília.

Lista de Clubes Associados à FBF: