Abrir menu principal

Desciclopédia β

Final girl

(Redirecionado de Final Girl)
Não, este NÃO é um bom exemplo de final girl.

Final girl é um subgênero de filme de terror extremamente comum e imitado às tulhas, em que sempre tem uma garota que seria a última e que é a única que tem peito (sem duplo sentido, por favor!) para enfrentar o vilão ou os vilões da história. Uma porrada de filmes aborda essa particularidade, como por exemplo simples e básico Halloween, Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo, Pânico, O Massacre da Serra Elétrica, Premonição, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, Hellraiser, Alien - O Oitavo Passageiro, e por aí vai mais de metro de filmes que se eu fosse atrás de todos desse gênero iria cobrir mais de oito mil kilobytes nesse artigo e você não sentiria graça de coisa alguma aqui.

Índice

Histórico do subgêneroEditar

Basicamente toda história desse tipo a última garota é uma pessoa casta, que não quer dar pra ninguém e com isso ou é virgem ou mal amada. Ao contrário das outras vítimas do assassino, ela não curte orgias, não usa drogas, também costuma usar um nome que pode ser usado pra homem ou pra mulher (aqui no Brasil ou em qualquer país de língua portuguesa isso NON ECZISTE), como Sidney, Billie, Georgie, Anônimo e outros. Normalmente durante o filme ou as continuações do mesmo se descobre que o vilão tem algum parentesco com a sortuda, como em Halloween II quando se descobre que Michael Myers é irmão da Laurie Strode ou em Pânico III, quando se descobre que o assassino da máscara da morte é Roman Bridger, irmão bastardo da azarada da série, Sidney Prescott.

Acreditam as feministas que esse tipo de filme (normalmente associados à filmes slasher) são filmes que mostram a força da mulher contra o homem assassino demente e com o pau na mão. Existem teorias que mostram que os assassinos sempre usam armas fálicas, como uma motosserra ou uma faca, OLHA A FACA! E quase sempre a última garota se apropria justamente dessa arma para matar o inimigo, mostrando uma espécie de "castramento" do assassino e "apropriação fálica" da mulher (preciso me internar, essa teoria me deixou maluco e com medo de ser capado...).

ExemplosEditar

 
Já disse que a Princesa Peach não é uma final girl. Opa, o que ela tá fazendo com o Bowser na cama?
  • Ellen Ripley, a matadora de aliens malditos
  • Laurie Strode, a obsessão do irmão de máscara branca
  • Lila Crane, a precursora do gênero, em Psicose, fugindo do matador do banheiro
  • Sidney Prescott, a azarada de namorados e familiares que curtem se vestir de Dona Morte pra matar todo mundo
  • Julie James, pois eu sei o que ela fez no verão passado. Bem, na continuação ela acaba morrendo no final, nem sei se vale...
  • Sally Hardesty, a protagonista de O Massacre da Serra Elétrica, que pulou de 2 janelas, foi espancada com uma vassoura, enfrentou todo tipo de loucura macabra, teve o dedo cortado com uma faca, a mão serra com uma motosserra, levou uma marretada na cabeça ,pulou de uma janela de 10 metros de altura, correu mais que o Sonic, tropeçou e caiu no chão 14 vezes, quebrou a perna, teve as costas esfaqueadas e ainda assim conseguiu fugir.

Maus exemplosEditar

Ver tambémEditar


v d e h