Fist of the North Star (jogo de 2005)

Virtualgame.jpg Fist of the North Star (jogo de 2005) é um jogo virtual (game).

Enquanto isso, a bunda da 2B chama atenção em Nier: Automata

Fist of the North Star (2005) (Conhecido no Japão como Hokuto no Ken: Shinpan no Sōsōsei Kengō Retsuden, boa sorte traduzindo isso) é um jogo de luta baseando em WATATATATATATAS, distribuído pela SEEEEGAAAAAAAAA e feito pelos mesmos caras de Guilty Gear. A maior parte da distribuição do jogo ocorreu exclusivamente no Japão, mas como sempre, esforços foram feitos pelos nerdolas para trazer o jogo ao ocidente e ele desenvolveu um certo status "cult" entra a nata fedorenta da FGC. Mesmo contendo apenas 10 personagens horrorosamente desbalanceados, o jogo é apreciado por ser possivelmente a adaptação mais fidedigna possível do que seria um jogo de luta de HnK e pelas várias mecânicas muambeiras insanas que o jogo proporciona, como por exemplo jogar basquete com o corpo do oponente.

Punho da Estrela do Norte (2005)
163912-fist-of-the-north-star-playstation-2-front-cover.jpg

No futuro pós-apocalíptico, homens resolvem seus negócios não em campos de batalha, mas sim nas quadras

Informações
Desenvolvedor Arc System Works
Publicador SEGA
Ano 2005
Gênero Bruce Lee
Plataformas Arcade e PlayStation 2, mas só no outro lado do oceano
Avaliação 8
Idade para jogar Maiores de 10 anos

JogabilidadeEditar

O jogo reaproveita muito coisa da franquia Guilty Gear tanto no gameplay quanto no estilo visual. Os sprites se encaixariam perfeitamente com o pessoal do Guilty Gear X ou XX. Entretanto, o jogo possui algumas mecânicas únicas que apimentam as coisas, a mais particular delas sendo o sistema das SETE ESTRELAS DE HOKUTO.

Sete Estrelas de HokutoEditar

"O que são as Sete Estrelas de Hokuto?", você provavelmente se pergunta sozinho a noite. As sete estrelas são um elemento narrativo crucial do mangá e o formato das cicatrizes no peito de Ken, no jogo elas atuam como uma barra de 7 blocos diretamente abaixo do seu HP. Para esvaziá-las, você precisa utilizar comandos e golpes específicos para cada personagem que reduzirão as estrelas 1 a 1.

Uma vez esvaziadas, um oitavo bloco se ilumina e isso sinaliza que você pode utilizar o seu FATAL K.O. (que é basicamente a mesma coisa que os Instant Kill de GG), um golpe especial que zera a vida do seu oponente e automaticamente te concede vitória no Round. Diferente dessa versão dos golpes em Guilty Gear (pelo menos os que vieram depois do primeiro), esses golpes tem execução simples e são fáceis de serem inseridos em combos, então se prepare para passar muita raiva.

Por outro lado, eles também proporcionam algumas das melhores reviravoltas em torneios e coisas afim. Pra quem tá jogando, perder o round pra um oponente que só fez apanhar faltando 5 segundos no relógio pode ser motivo de frustração, mas pra quem está assistindo é algo bonito de se ver.

Japas hypando a mecânica

NBA Kenshiro Shut Up 'n WATATATAEditar

Outro diferencial do jogo é que, pelo menos com alguns personagens (e tendo os dedos pra fazer direito), sempre que você encurralar seu oponente num dos cantos da tela, o disco será ejetado e uma cópia de NBA Jam será posta em seu lugar. O objetivo então é fazer seu oponente quicar desafiando todas as leis da física e causando mais estrago aos ânus dele do que seus tios quando eram crianças. Essa mecânica é conhecida pelos "especialistas do jogo" kk como dribbling" e através dela vários combos infinitos são possíveis, a marca de todo jogo de luta balanceado dos anos 2000.

PersonagensEditar

Apesar da fanbase gritar do topo das montanhas de Nanto que esse não é o caso, o jogo possui tiers muito definidos. Eles consistem basicamente em: Toki>>>>>>>>>>O Resto do Pessoal>>>>Jagi. Como o infinito de diferença entre os tiers não caberia nessa página, segue então a lista de personagens em proporções humanamente compreensíveis.

Top Gear TierEditar

  Toki - Jesus Cristo, irmão de Kenshiro, pacifista e de longe o personagem mais quebrado do jogo. Ele pode se teletransportar para todo canto sem precisar de uma pausa para recuperação, consegue botar pressão e fazer mixup de olho fechado e tem uma resposta pra tudo que você enfiar na cara dele com os dois especiais de reversão e meio mundo de projéteis e róris. Para iniciantes ele não é a opção mais fácil, mas qualquer imbecil aleijado consegue aprender a fazer alguma coisa decente com ele em menos de uma semana.
  Rei - Herdeiro do Nanto e companheiro de Kenshiro por boa parte do mangá até tomar uma dedada no peito. No jogo o arrombado consegue pular 3 vezes e é cheio de movimento aéreo, além de ser rápido pra cacete. Geralmente é o personagem escolhido por quem não quer ter o esforço de aprender a usar o Toki, ou tem vergonha de usar ele e ser deserdado pelos pais. A diferença de degeneração mental de quem usa Toki e quem usa Rei é o equivalente a diferença entre meia dúzia e seis.
  Juda - Cota LGBT e estereótipo gay facilmente piadável. Juda possui muitas opções boas, é cheio de setup desgraçada INBLOQUEÁVEL e combo infinito. Entretanto, diferente de Rei e Toki, ele precisa da ajuda dos dois capachos que pode invocar para fazer suas atrocidades e sem eles é um tanto inútil. Pode-se dizer que é o primeiro personagem da lista cujo jogador pode ser encarado com respeito nos olhos.
  Raoh - Quiçá o personagem mais poderoso e másculo da história dos mangás. Raoh é lento, forte, e difícil pra cacete de aprender. Ou você usa combo infinito ou você é um tijolo andando de um lado pro outro apanhando. O fato de que o arrombado se movimenta como um tanque de guerra (ele não consegue dar pulinho pra trás) faz dele um alvo fácil para qualquer um dos arrombados acima dele na lista. 93% dos apostadores de Bangok que perdem toda sua fortuna e esposas nos jogos de aposta são mains do Raoh.

Mid TierEditar

  Kenshiro - O garoto propaganda da franquia e o "Ryu" do jogo. Kenshiro nem fede nem cheira. Tem boas opções de ofensa, combos relativamente fáceis e sua defesa não é ruim. Seu problema é que ele apanha de quase todos os top tiers e tem hitbox de Smash Bros..
  Thouter - O segundo herdeiro do Nanto presente no jogo. Assim como Raoh, é um personagem com apenas um estilo de gameplay: Ou você agressiva, ou você apanha, e por agressivar, eu quero dizer spammar violentamente. Jogadores de Thouter geralmente são usuários veteranos de cocaína e possuem garras ao invés de mãos de tanto ficar dando Hadouken no ar pra acertar counter no oponente. Um dia eles talvez percebam que existe uso melhor para as horas de suas vidas.
  Mamiya - A única mulher do jogo, Mamiya trabalha através dos estereótipos da espécie feminina é não se envolve na porradaria corpo a corpo, sendo uma personagem de longa distância. Ela é incapaz de agarrar oponentes e possui duas barras extras de munição para suas armas. No começo ela era vista como a pior personagem do jogo e esse só deixou de ser o caso porque, ela é tão pouco usada, que ninguém sabe o que fazer contra ela direito.
  Shin - Se no anime e mangá Shin sofre sendo o cuck de Kenshiro, nesse jogo ele é cuck dele e mais metade do elenco. Apesar de ser simples de usar e causar muito dano, o arrombado possui os piores combos infinitos do jogo e se ele for pego num combo do oponente ele tem mais chance de ganhar na Mega-Sena do que sobreviver.

kkk Low TierEditar

  Mr. Heart - Ninguém sabe exatamente o porquê de Heart estar no jogo. No mangá ele é pouco mais que um vilão da semana que aparece e que pega Kenshiro de surpresa por ser extremamente obeso. Aqui ele é um grappler que se move mais devagar que Raoh e que apesar de ter algumas opções ofensivas e defensivas, é considerado o segundo pior personagem do jogo. Ele possui o único Fatal K.O. do jogo que não pode ser combado e se o oponente decidir dar uma de Akuma e ficar pulando e usando hadugi não tem muito que ele possa fazer.
  Jegue Jagi - Pior personagem disparado, basicamente o Dan Hibiki da parada. Não está claro se ele foi feito para ser um personagem piada ou se os desenvolvedores realmente pensaram que ele tinha algum semblante de utilidade. Especula-se que ele era pra ser um personagem de setup e armadilha, tipo o Juda, mas todos os seus golpes que tem a ver como isso são uma merda. Para ganhar de Jagi você precisa se arriscar muito e andar sempre com um revólver carregado com uma bala na cintura, o que garante que qualquer otaku de rua que saiba fazer alguma coisa com um dos top tiers perca a virgindade comendo seu rabo.

Galeria das Estrelas de HokutoEditar

v d e h