Abrir menu principal

Desciclopédia β

Franga

Franga é uma galinha não crescida, da mesma forma que um frango é um galo que ainda não cresceu. Frangas e frangos devem ter mais cuidado para não serem comidos, pois são mais visados, isso eu não sei porquê, talvez seja uma espécie de pedofilia gastronômica.

SoltandoEditar

 
Não subestime o voo de uma franga, ela se solta e você nem vê.

Não sei porque disso, mas quando dizem soltar a franga significa algum tipo de manifestação que causa, uma veadagem explícita, algo assim. Não sei o que as franguinhas têm com isso, mas pode ser porque quando aveninos são capturados nas mãos da macacada, mas depois são soltos dessas mesmas mãos por qualquer motivo, seja porque desistiu de almoçar isso ou porque queria mudar as aves de lugar mesmo, elas voam espavoridas e fazendo um barulho inacreditável, soltando penas das asas, do rabo, da cloaca, de todos os pontos.

Esse escândalo todo que deu origem, eu acho, ao termo soltar a franga, pois é um escarcéu parecido quando a franga se solta de verdade. Elas não costumam bicar como os frangos, mas é bom não facilitar. Essa soltura deve ser feita cuidadosamente, longe da cara de preferência. As franguinhas ainda não engordaram como as galinhas, mas se não der comida o suficiente às galinhas, elas não engordam da mesma forma, mas se der comida direitinho é para que as frangas ao se tornarem galinhas, estejam gordas. Claro que não é preciso deixa-las obesas e presas naqueles cubículos, por isso prefira sempre o modo caipira de cria-las de modo que fiquem saudáveis e tenham uma estadia de vida decente, assim quando você comer um empanado, frito à milanesa, ensopado, canja, assado, grelhado, strogonoff(ô, palavrinha fresca pra uma comida simples), seja o que for que leve galinha, frango ou franga, você não fica com a consciência tão pesada, assim como sua franga não ficou pesada além da conta.

Frangas soltasEditar

 
Frangas pós salão de beleza.

Não se sabe se as frangas se soltam mais escandalosamente do que os frangos, mas quem já viu uma criação ao menos uma vez, sabe que frangos são mais bagunceiros, mais territorialistas, atacam mais outros bichos... mas é claro que isso só ocorre na espécie das aves, todos sabemos disso. As frangas não fazem tanta bagunça e obedecem mais facilmente, é difícil medir os decibéis dos cacarejos. Se for entre galos e galinhas é mais fácil saber a diferença. Galos cantam digamos assim, na verdade ele subindo em galhos, grades cercas, muros e até telhados, batendo as asas e dando aqueles berros, ele só quer dizer que é o rei do pedaço, mais nada.

As penas das frangas já se distinguem de quando todos são pintos: nessa fase, pós saída dos ovos, todos piam da mesma forma em geral não calam o maldito biquinho e alguns piam alto e bem agudo. Depois as frangas e frangos começam a mudar as penas então pode-se ver diferença de cores, alguns ficam iguais a pavões, outros frangos e frangas, pretos, que devem escapar dos macumbeiros, ainda existem os que continuam amarelinhos iguais a quando eram pintos.

As galinhas cacarejam o tempo todo, mas não cantam como os galos, elas correm também algumas vezes, mas não batem os pés no chão também, em compensação quando se assustam cacarejam até o papo cansar, galos cacarejam menos ao modo conversa, eles costumam sim discutir querendo briga, nessas horas é bom fazer que abaixem a crista.

 
Macumbeiro fazendo mais uma pobre vítima.

Quanto à frangos e frangas, suponho que seja parecido: os frangos tentam aquele canto que ainda tá bem ruim, é só pra dar risada, enquanto que as franguinhas cacarejam sem cantar e mais baixo, porém cacarejam mais e fazem menos bagunça e menos estragos. Deste modo, a conclusão é que você pode deixar a franga solta.

Ver também, se quiserEditar