Abrir menu principal

Desciclopédia β

Fruta seca

Bear janta.jpg Este é um artigo gastronômico.

Bear Grylls garante: "Tem todas as vitaminas e minerais essenciais para sobreviver por mais 3 dias!"

ISSO OBVIAMENTE NÃO PODE SER UM SALGADINHO!

Fruta seca é um dos salgados que parecem doces (depende... Que gosto tem frutas?) mas na verdade é tudo amargo. É feito de Passas e como já era de se esperar é comum em portugal e na casa das socialites que tem que aguentar essa fruta para continuarem sendo "da alta classe". É basicamente você fazer passas, ameixas secas, Damascos entre tantas outras frutas que caibam em uma tijela, esquentar e depois só comer as frutas que saem com gosto de amendoim, mesmo não sendo.

Índice

Quem teve essa ideia maluca?Editar

Provavelmente foi algum português enjoado. Conta-se que o lendário escritor Alexandre Herculano estava planejando mais um dos seus livros épicos como "O Bobo" mas que estava sem ideias e precisava ainda renovar o vocabulário que "não estava avançado o suficiente", nesses tempos ele então comia amendoins.

Ele comeu tanto que uma hora acabou e só tinha sobrado aquelas malditas passas que ele não gostava. Herculano então resolveu ser criativo e usar sua inteligência de português, ou como ele chamou de Logica Lusitana: "Se os amendoins veem marrons e durinhos, uma passa deve ser um amendoim só que 'não-maduro', se eu esquentar esse negócio aposto que ele via 'retroceder no tempo' e virar um bom e velho amendoim crocante!".

Herculano pôs em ação essa sua lógica e então isso não mudou em nada as passas, ele se pôs a comer o negócio para ver se tinha dado certo e de fato havia.

Herculano fez um livro onde divulgava sua invenção: um escritor genial e gostosão descobria em sua casa, no tédio, um novo tipo de salgado, depois vinha a vizinha loira que se encantava com o sabor da coisa e depois queria "fazer bebês" com o escritor gostosão e...

Provavelmente as passas estavam estragadas.

GostoEditar

 
Isso parece mais é uma coisa que eu encontrei no chão do que uma fruta.

Como já foi dito,é incerto, as passas tem um gosto amargo, nem falar do Damasco (apesar de ser exótico e ninguém nunca ouvir falar) e da ameixa seca que é bem amarga e só velhos comem. Pior ainda é que essas frutas acabam sendo misturadas até com vegetais, como Tomate, Figos, Kiwis, ETC. Então o gosto fica mais parecendo um prato de pedreiro em buffet self-service, bem misturado.

No fim, fica o mesmo gosto só que mais "salgado" quer dizer, ruim. No fim eles falam que aquilo faz bem à saúde para que as pessoas continuem consumindo quando isso é uma meia-verdade. Sim, aquele negócio é bom para algumas pessoas e consegue "aumentar a tolerância do paladar", então a pessoa vomita menos ao ver as comidas que servem em São Paulo mas estraga o estômago e a pessoa morre de "desgosto".

Ironicamente, o prato é um "tira-gosto".

Processo de secagemEditar

Bem simples de ser explicado. As frutas acabam morrendo mais rápido quando estão ao ar livre sem refrigeração, grande exemplo disso são as frescas passas que são "frágeis e delicadas" que, por seu sabor refinado, tem vida curta de... Um dia depois de ter saído do pote. Justamente por isso dá para fazer uma secagem de frutas que seria pegar o seu secador de cabelo, fazer um barulhão e "secar" o negócio junto com outras frutas para ver como fica. Voilá fiuca uma delícia com lágrimas nos olhos de dor de bom gosto.

Isso aumenta o prazo de vida das passas em um dia que pode ser consumida sem pressa a secagem demora 9 horas e fica uma delícia o resultado!

Mas isso não tem gosto de salgado!Editar

É uma grande enganação esse negócio com frutas. Desde quando um Tomate tem gosto salgado?