Abrir menu principal

Desciclopédia β

Estados Nacionais de Gana
Grana
Cana
Bandeira do Gana
Brasão de Armas do Gana
Bandeira Brasão
Lema: Futebol, Pirataria e Futebol
Hino nacional: God Bless the Ghana

Localização de Cana

Capital Acre Acra
Cidade mais populosa Utah
Língua Zulu, Charlie e Espanhol
Religião oficial Futebolismo
Governo Ditadura Futebolesca
 - Primeiro Ministro kingston
Heróis Nacionais kingston e Kingston
Área  
 - Total Um deserto km² 
 - Água (%) 0
Analfabetismo Alto  
População Ganenses 
PIB per Capita 100 reais 
IDH 001 
Moeda Dólar Ganense
Fuso horário Meridiano de Darkwich
Clima Quente semi-árido
Website governamental www.futeboldeganamelhordomundo.gh


Cquote1.png Você quis dizer: Grana Cquote2.png
Google sobre Gana
Cquote1.png Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter Gana sempre. Cquote2.png
Milton Nascimento sobre Maria, Maria

Gana é o irmão de Togo, Benim, Jamaica e Costa do Marfim, mas procura desesperadamente por petróleo como a Nigéria e Gabão. Como o próprio nome já diz, a gana do povo é o que caracteriza esse país, não é a toa que chegou aonde chegou, é um país que promete!

Índice

HistóriaEditar

Império GanaEditar

 Ver artigo principal: Império Gana
 
Gana foi a primeira nação a utilizar pedras na construção de suas casas, hábito mantido até hoje.

Há cerca de 2 milhões de anos atrás uma tribo de Homo teteugaysys comerciantes formou ali uma feirinha onde comercializavam produtos falsificados (martelo de pedra, flautas de osso, pinturas rupestres e dvds do filme Tropa de Elite), até a bandeira de Gana é uma falsificação, é a bandiera de Senegal virada.

Em 750 Gana ficava em Mali, como lá estava muito sem graça com nada para fazer, os ganeses acabaram se mudando para a atual Gana onde poderiam passar o tempo pescando crocodilos com os braços.

Império AshantiEditar

Ao saírem de Mali os ganeses mudaram seu nome para ashantis e criaram um novo glorioso império, o Império Ashanti, um império completamente irrelevante que só serviu como tampão na história da África pré-colonial.

Costa do OuroEditar

Quando os britânicos chegaram acabaram com a moleza dos ashantis e deram empregos para todos eles como garçons em hotéis no Caribe. Nomearam a região de Costa do Ouro porque lá não tinha ouro, era só para soar pomposo e legal mesmo.

IndependênciaEditar

Gana foi o primeiro país colonial da África sub-saariana a ganhar a sua "independência". Também foi o primeiro país colonial da África sub-saariana a cair no ciclo interminável de golpes de estado, genocídios, pobreza, fome, epidemia de AIDS, e apatia geral do ocidente em relação a eles, encarnando o espírito da África moderna.

Golpes militaresEditar

O primeiro presidente do moderno Estado de Gana foi Kwame Nkrumah. Ele começou o Movimento Pan-Africano abraçou a causa da não-violência e da democracia, mas ele foi derrubado por forças militares poucos minutos após assumir o poder, mergulhando Gana em uma longa série de golpes e guerra civil.

O tenente Jerry Rawlings chegou ao poder em 1981. Suas mudanças resultaram na suspensão da Constituição e na proibição da democracia. Mais tarde, ele foi autor de uma nova Constituição, e Gana tornou-se (pelo menos oficialmente) uma democracia, uma democracia monárquica onde Rawlings teria direito de ser reeleito consecutivas vezes por períodos indeterminados.

Fatos recentesEditar

 
E ainda tem gente que acha o Brasil ruim.

Gana iniciou o século XXI com um pé na frente. Passou os Estados Unidos na produção bélica. Conseguiu ser a sede da Copa do Mundo de 2011, com participação única e exclusiva da Seleção de Gana, e será sede das Olimpíadas de 2079. Mahatmma Mohhammed, vice-presidente do fã clube de Kingston em gana, é um dos favoritos a receber o nobel da paz e o Grammy de melhor música de Reggae.

John Agyekum Kufuor, o presidente, está fazendo nada para acabar com os problemas da fome, pobreza, doenças, genocídio e desesperança geral.

EconomiaEditar

Tentar reparar a crise econômica apenas cortando quatro zeros da moeda declarando o Cedi mais forte que o Dólar. Gana faz a maioria de seu dinheiro na agricultura de plantas daninhas e criação de gado hormônio injetado.

GeografiaEditar

Gana está localizado no Golfo da Guiné, apenas alguns graus a norte da Linha do Equador o que significa um clima equatorial durante todo o ano, o que permite doenças como a malária em todo território da nação.

Gana é quase do tamanho do estado do Ceará, mas um pouco mais favorável à vida. A costa é arenosa e o interior é repleto por planícies e mato e vários rios e córregos que são cheias de mosquitos, piranhas, hipopótamos, e repórteres da National Geographic.

SubdivisõesEditar


TuristaEditar

Em Gana é difícil encontrar uma cerveja gelada por isso não é um local muito bom para turismo.

Ver tambémEditar