Abrir menu principal

Desciclopédia β

Georg Friedrich Händel

Georg Friedrich Händel (23 de fevereiro de 1685 - 14 de abril de 1759) foi um compositor alemão de jingles para agências de publicidade. Handel nasceu na Alemanha, mas passou a maior parte de sua vida na Inglaterra, onde suas composições ficavam várias semanas nas paradas de sucesso.

BiografiaEditar

 
Handel constipado, segurando seu pau.

Handel nasceu em 1685, na cidade alemã de Halle, no mesmo ano que Johann Sebastian Bach, Domenico Scarlatti e Teixerinha nasceram. Seu pai era barbeiro e valete para o rei, a rainha e outras cartas do Ducado de Magdeburgo. Por insistência espancada de seu pai, foi estudar Direito na universidade local, mas quando seu velho pai morreu de gonorréia ele abandonou seus estudos e entrou como baterista para uma banda de rock de Hamburgo chamada Beatles.

 
Músico morrendo tocando uma das obras mais famosas do compositor.

Com a entrada de Ringo Starr, Handel foi expulso da banda e entre 1706 e 1709 viajou pela Itália, onde experimentou muitas drogas pesadas como convidado dos decadentes bailes de máscara da família mafiosa dos Médici. Compôs muitas óperas populares para esse grupo criminoso da Cosa Nostra, como La Extorsione, Lo Gioello Quebrado, La Pistolla Nella Boca e Il Grito Della Victima.

Em 1710, escapa da polícia fugindo para a Londres, onde quase morre com o choque cultural ao chegar em um país cinza e chuvoso, onde todas as mulheres são feias e a comida é terrível. Infelizmente ele nunca mais conseguiu escapar dessa ilha miserável, onde passou o resto de sua vida reclamando de tudo e arrancando seus pentelhos de raiva.

Em 1737, aos 52 anos, Handel sofreu um derrame que deixou sua nádega direita paralisada. Doente, Handel passa a compor somente música para comerciais de cigarro. Em 1742, ele lança O Messias, seu trabalho mais sampleado. O uso não-autorizado do coro "Aleluia!" em comédias de 5ª categoria, sem graça alguma, deixaram o compositor deprimido e a beira do suicídio.

Em 1749 Handel lança a Música Para Fogos-de-Artifício, um funk pesado misturado com jazz fusion, que fez um sucesso explosivo matando todos os músicos contratados para a primeira performance. A decisão de substituir os instrumentos de percussão por um canhão provou ser fatal, depois que 105 violinistas são esmagados por uma bola de ferro de 5 toneladas voando em sua direção.

No ano de 1750, Handel estava passeando pelo Harlem de carro quando foi fuzilado pelos Globetrotters durante uma guerra de gangues. Ele ficou cego com uma bala perdida, e morreu nove anos mais tarde em 1759. Deixou sua coleção de palhetas coloridas de plástico para uma sobrinha que prestava favores sexuais para ele.

TrabalhosEditar

Handel foi o maior rapper branco de todos os tempos. Junto com Miles Davis, inventou o cool jazz e substâncias ilegais como o crack. Ele escreveu 42 óperas, 29 oratórios, música para supermercados e elevadores, lançou três CDs de pagode e participava de um grupo de forró.

Suas composições utilizam instrumentos exóticos como plástico bolha, maracas, gaita de foles, tábua de lavar roupa, elástico nos dentes, duas colheres batendo no joelho, potes de iogurte vazios tampados com um balão com um fio de náilon saindo por baixo, copos de cristal que produzem som passando um dedo molhado na borda, um serrote dobrado, digaredoo, almofadas de pum, aspiradores de pó, apitos para cachorros e despertadores.

 
Orquestra executando a Suíte Aquática HWV 348.

Ver TambémEditar

v d e h
  ♫♫♫ Compositores da Música Erudita ♫♫♫

AlbinoniBachBalakirevBarberBartókBeethovenBelliniBerliozBeyerBizetBoccheriniBorodinBrahmsBrucknerCarlos GomesChopinClara SchumannCorelliCuiDebussyDelibesDonizettiDenzaDukasDvorakElgarFauréFučíkGambolputtyGluckGounodGriegHandelHaydnHolstJoplinKhachaturianLeoncavalloLisztMahlerMascagniMassenetMendelssohnMonteverdiMontiMozartMussorgskyOffenbachOrffPachelbelPaganiniPalestrinaPeppinoPonchielliProkofievPucciniPurcellRachmaninoffRavelRichard StraussRimsky-KorsakovJuventino RosasRossiniRubinsteinSaint-SaënsSalieriSatieScarlatti PaiScarlatti FilhoSchoenbergShostakovichSchubertSchumannSibeliusSmetanaSousaStrauss FilhoStrauss PaiStravinskySuppéTartiniTchaikovskyTelemannVerdiVilla-LobosVivaldiWagnerWaldteufelWeberZappa