Abrir menu principal

Desciclopédia β

Germânio
Germânio.jpg
Um bloco de germânio fazendo de conta que é um alumínio
Símbolo, número Ge, 32
Série metal indeciso
Principal isótopo 74Ge
Propriedades atômicas
Massa atômica 72,64 cus
Dureza Facilmente amassável
Nível de radioatividade Baixa
Nível de toxicidade Média
Propriedades físicas
Comestível? Não
Inalável? Não
Posso passar na pele? Não
Onde encontrar Alemanha, é claro
ponto de fudição -
ponto de rebuliço -
Coisas de quadrinhos
Probabilidade de te transformar num super-herói Baixa



Germânio é elemento químico e não se trata de uma pessoa que nasceu na Alemanha e muito menos do nome de algum ator mexicano. Este elemento de símbolo Ge é pertencente ao grupo dos metais indecisos, como os germânicos em geral e daí vem o seu nome, que apesar da pose, não sabe se é macho ou gay.

CaracterísticasEditar

Parece alumínio, se comporta como alumínio, faz as mesmas coisas que o alumínio, mas não é alumínio e é muito mais caro que o alumínio. Por isso jamais verá latinhas de germânio ou algo do tipo. Chama atenção apenas por ser bem brilhoso, mas como isso não possui utilidade, o germânio fica esquecido ali na tabela.

O germânio é extraído dos minérios de zinco, chumbo, cobre e prata , onde, como qualquer outro germânico, é meramente uma poluição que deve ser eliminada. Devido ao seu alto custo de obtenção, o germânio é sempre substituído por outros elementos mais genéricos vindo do Paraguai e Taiwan para a formação de ligas metálicas, como alumínio, zinco e ferro.

HistóriaEditar

 
Alguma coisa deu errado com o Germânio.

O germânio foi teorizado por Dmitri Mendeleiev quando este inventou a tabela periódica e percebeu a lacuna antes do arsênio e depois do zinco, e batizou o elemento com esse nome como uma homenagem ao povo germânico que pelo visto parece que sempre foi muito odiado pelos alquimistas, que decidiram imortalizar o nome daquele povo nesse que é um dos elementos mais inúteis da tabela.

Foi efetivamente descoberto apenas por um químico suábio de nome suábio, Clemens Winkler. Esse descobridor ficou tão feliz com a descoberta que dedicou essa descoberta à sua terra natal: os suábios. Devido ao ano de 1886 ninguém verificar os nomes dos elementos, o germânio tornou-se de uso público.

AplicaçõesEditar

Germânio é utilizado principalmente nas fibras óticas, equipamentos de visão noturna, óculos de 3D e óculos de camelô que causam miopia. Por ser um metal indeciso ele é ideal para lentes porque nunca sabe para onde defletir a luz que o atinge, corrigindo assim a visão das pessoas.

Algumas jóias com ligas de ouro tem germânio em sua composição, não que isso sirva para alguma coisa, só que mais importante que isso é o germânio encontrado na composição de bebidas como Heineken e Red Bull.

Lembrando que tetracloreto de germânio é um eficiente veneno contra bactérias e nazistas.