Abrir menu principal

Desciclopédia β

Gol de churrasco

Gol de churrasco ou também chamado Gol de FIFA é uma modalidade de gol feito propositalmente às coxas a fim de humilhar ainda mais o adversário numa pelada ou partida de futebol. Essa maneira de marcar um gol carrega esse nome porque quem a executa, normalmente é o tiozão mais sedentário do churras que só tem o trabalho de empurrar a bola para o gol, esteja ele em posição de impedimento, recebido a bola na banheira ou mesmo num contra-ataque em que o goleiro adversário esteja perdido lá no meio de campo.

Índice

Origem do lanceEditar

Como o próprio nome sugere, o gol tem origem num destes churrascos de firma brasileiros promovidos quando alguma empresa quer passar a imagem de que se preocupa com seus funcionários, em data ainda desconhecida. O fato concreto é o de que certamente seu autor foi algum gordão que passava 12 horas debaixo de forte ar condicionado, só levantava para buscar café na copa e que não tinha o menor trato com sua irmã nas peladas promovidas por seus colegas no Happy Hour.

 
Final de churrasco numa Copa do Mundo pode propiciar cenas dantescas como a da imagem.

SobreEditar

Patrimônio Cultural da Humanidade tombado pela Unesco em 2015, o gol ocorre quando pelo menos dois e no máximo três pinguços resolvem baixar o espírito de Ronaldo, Walter ou de qualquer outro ex-atleta (s)em atividade, e saem bagunçando a defesa alheia, não importando o tatiquês, se o esquema utilizado é o 4-3-3 ou o 5-4-1, se é uma linha de cinco ou de circo, se são duas linhas ou alguém de quatro, se o time joga com jogador ou fio enfiado pelo meio... enfim! Os 11 tornam-se um bando só quando esse gol de pelada de baixo nível está prestes a sair.

Ocorre quase sempre só nos finais das peladas, aos 200 minutos do segundo tempo e normalmente quando o placar já está uns 15x3 aproximadamente e todo mundo já está morto de cansaço e de saco cheio do jogo. O pior time então tenta engrenar um último ataque, mas por justamente ser o time pior, perde a bola no ataque. Aí falta fôlego, falta perna, falta pulmão, falta coração, falta tudo para voltar para a defesa, é aí então que o time menos pior brilha. Sai tabelando com três ou quatro jogadores em cima de um goleiro completamente fodido (e às vezes até sem goleiro), até o mais pior concluir para gol, sacramentando uma vitória de 16x3.

 
Gol de FIFA. Note que o goleiro não aparece na imagem.

Nesse estilo de gol, o goleiro não costuma aparecer na foto, ficando completamente vendido no lance, com o gol saindo depois que os atacantes brincam com a zaga adversária. Nos raros momentos em que aparece, o goleiro sempre é humilhado, tomando dribles de algum cintura-dura, de preferência para aquele perna-de-pau que não marcava há 30 churrascos ou para o perdedor de gols-feitos oficial do time.

De 9 em cada 10 vezes que esse tipo de gol acontece, o gol está livre para a conclusão de qualquer um que queira chegar e marcar.

Gol de churrasco no futebol (semi)profissionalEditar

 
O Tabelador tabelando com Kross enquanto que os meninos do Brasil paravam para tomar Garot Powerade.

Apesar de amador, essa forma de marcar gols tem virado moda no futebol profissional, sobretudo depois da Copa das Copas, tendo sido a Alemanha a maior precursora desse subestilo de jogo, tanto fazendo quanto tomando esse tipo de gol. A primazia dos alemães pode ser comparada apenas com os holandeses e seu Futebol Total, aquele toca, toca, toca que não leva a lugar nenhum. Marcar e, sobretudo, tomar um churrasgol hoje em dia que cada jogador tem mais personal trainers, whey girls e nutricionistas que uma academia, é um feito e tanto.

A primeira vez que alguém viu gol com tamanha falta de vontade foi durante o Mineiraço, numa pelada beneficente entre os Amigos de Khedira contra os Amigos de Neymar, marcada no meio das quartas de final da Copa do Brasil. "O Tabelador" Sami "Tabelador" Khedira concluiu que o jogo já havia terminado, mesmo com 23 minutos jogados, pegando a bola na intermediária e tabelando com seu parça Kross no campo da defesa dos amigos de Neymar, o qual era inexistente naquele momento da partida.

 
Tiozões croatas marcando contra os argentinos.

Quatro anos depois, outra copa confirmou a tese de que é tirar a seriedade de um jogo e deixá-lo mais relaxante e alegre com peladas no lugar de partidas tão certinhas e cheias de fru-fru da FIFA. Primeiro com a pelada beneficente entre a Argentina e Croácia, cujo a renda foi revertida para as crianças da casa de Infantino, numa partida em que os Argentinos pareciam estar correndo pela primeira vez depois de 9 anos de sedentarismo. Depois pela partida da Alemanha contra a Coreia, partida em que todos os alemães fartos da bebedeira ao som de Dschinghis Khan e pagode baiano, não conseguiram dar aquele último pique para evitar uma derrota acachapante, com o goleiro cambaleando e caindo sozinho no meio de campo.

Gol de churrasco no videogameEditar

O gol de churrasco acabou ganhando o apelido de Gol de FIFA entre aqueles que não adeptos da socialização regada a muita cerveja barata e música ruim. Não é chamado por eles de Gol de PES porque naquele jogo simplesmente não é possível fazer um gol sem ser com chute de meio de campo ou em cobranças de falta (todas com o goleiro dentro do gol).

O gol de FIFA consiste no toque até a bola poder passar atrás das costas do último homem, aparecendo limpa para conclusão à gol. Para isso, o jogador tem que tocar até perder a paciência e conseguir encher o próprio saco, semelhante aos times montados por Guardiola, com a diferença de ir andando em direção ao gol para ser mais objetivo, claro.

O gol de FIFA é parecido com o gol de churrasco em dois pontos, primeiro no gol que deixa a zaga de bobinho e põe o goleiro na roda. Se o adversário for aquele jogador mais apelativo que aperta três botões para o goleiro, o jogador controlado e um de cobertura seguirem a bola, a festa está feita. Outro ponto é o contra-ataque proporcionado quando a vaca vai pro brejo, ficando apenas um goleiro e um zagueiro contra dois atacantes (se a formação for a 4-3-3, claro).