Abrir menu principal

Desciclopédia β

Heráclito

Pensador trabalhando.jpg Heráclito é um filósofo
Portanto também é um deficiente mental...

Este é mais um desocupado que não tinha porra nenhuma pra fazer além de contemplar a empolgante vida sexual dos caramujos-de-jardim. Se você é uma pessoa provida de um pouco de sanidade mental, vá procurar algo melhor para ler, como uma bula de remédio!

Heráclito (Éfeso, 540 a.C. - 470 a.C.) foi um filósofo pré-socrático que era chamado de "obscuro", devido às suas ideias que ninguém nunca entendeu.

VidaEditar

 
Heráclito desmaiado com o cheiro de suas próprias axilas. Vida de pobre não é fácil filosofava ele.

Heráclito nasceu em Éfeso, onde sempre teve desprezo por bens materiais, regalias políticas e seus conterrâneos. É claro que tudo isso era apenas delírios de um velho anti-social virgem.

Torna-se um eremita, mas não por opção, mas é que não existia cidade no mundo que conseguisse aturar a personalidade desagradável de Heráclito. Viveu nos bosques e montanhas da Antiga Turquia (Éfeso) e até chegou a mendigar no Templo de Ártemis. Passava o tempo escrevendo seus delírios, que ficaram para os filósofos posteriores.

Certo dia, Heráclito comeu nas montanhas cogumelos venenosos ao invés de seus tradicionais cogumelos alucinógenos que consumia antes de filosofar, e ficou doente. Depois de voltar à cidade de Éfeso e xingar todos os médicos, não foi atendido. À beira da morte foi atendido por um curandeiro que o recomendou que mergulhasse no esterco para que absorvesse o seu suor e impurezas, é claro que Heráclito morreu cheio de complicações decorrentes da falta de higiene.

PensamentoEditar

Heráclito é considerado o pai da dialética, só não se sabe porque. Desenvolveu diversas divertidas teorias, entre elas a que afirmava que tudo no universo é movimento e nada é estático.

Heráclito falava de uma tal de Doutrina dos Contrários para defender as coisas desconexas que dizia. Falava que a subida é a descida subindo, e a doença é a saúde adoecida. O quente é o mesmo que o frio, pois o frio é o quente esfriado, ou, dito de outra forma, o quente é o frio esquentado, e o frio, o quente esfriado, como se ambos, quente e frio, fossem "versões" diferentes da mesma coisa.

Heráclito fora o homem que fundou a milenar técnica de se esconder no banheiro molhar o cabelo e os braços e sair dele afirmando "Já tomei banho", técnica empregada por crianças do mundo inteiro.

Atribui-se a Heráclito a frase: "Nenhum homem se banha duas vezes no mesmo rio." Na realidade, esta frase foi deturpada pelo lobby da indústria de perfumes, assumindo outra interpretação. Na realidade, Heráclito dizia: "Nenhum homem se banha duas vezes".