Abrir menu principal

Desciclopédia β

Hidrografia

Este artigo deveria ser um esboço.
Mas, como ninguém dá atenção para ele, ele tentará o suicídio.
Você pode ajudar o artigo tirando-o da depressão.

Hidrografia é a parte da Literatura que estuda a escrita dos mares, rios, piscinas, e comerciais de cerveja. Hidro vêm da palavra hidro, que é de uma outra língua e seguinifica alguma coisa. Grafia, vêm da palavra graffos, que é do grego, e não quer dizer girafa, nem garfo, nem gafe, nem gráfico, porém algo muito importante pra quem pretende estudar sobre isso.

Bem, como ficou claro, o objeto de estudo da Hidrografia, é a água, não necessariamente da Terra, como diz a Wikipédia, pode ser água do rio, água da praia, água do esgoto, água do copo plástico, água que passarinho não bebe. Mas como nós sabemos, a maioria dessas águas são selvagens, e portanto, ela não sabem ler, nem escrever. Isso nos faz pensar, que a maioria da água, correspondente a 97,3% da reserva hídrica do mundo, é analfabeta, e isso é um grave problema na humanidade. As águas alfabetizadas possuem um volume total de 2,7% da água do planeta, e mesmo elas, em sua maioria são analfabetas funcionais, que só sabem escrever o próprio nome.

Águas Alfabetizadas - Cerveja, Coca-Cola, Água MineralEditar

A maioria destas águas são de rios, porque por serem pótaveis (isso quer dizer, pode ser postas em potes e vendidas comercialmente) elas têm contato com a civilização. Ás águas pótaveis e alfabetizadas normalmente se tornam famosas, têm nomes artísticos como: Skol, Coca-Cola e Águas de Lindoia. Tem comercial de TV, aparecem em filmes de hollywood, e viram símbolos pop e cult.

Águas Alfabetizadas Marginalizadas - EsgotosEditar

Mas nem sempre este contato é bom, como belo exemplo é o Rio Tietê, que migrou do interior pra cidade aprendeu a ler razoavelmente, porém só arranjou emprego de esgoto. Segundo a ONU, a A Declaração Universal dos Direitos Hídricos, a profissão de esgoto é algo deshídrico, e o Brasil é um dos países que mais cometem crimes contra os Direitos Hídricos.