Hidroxila



Quimico.jpg Este artigo é relacionado à química.

Provavelmente estará cheio de citações e referências a Lavoisier.

A hidroxila. Olha o oxigênio e o hidrogênio de mãozinhas dadas.

Cquote1.svg E pra que serve essa merda? Cquote2.svg
Você sobre hidroxila
Cquote1.svg Para nada! Cquote2.svg
Professor de Química sobre hidroxila
Cquote1.svg Isso aparece nas bases, álcoois e fenóis! Cquote2.svg
Capitão Óbvio sobre hidroxila

A axila, conhecida como OH-, ânion OH, água cortada, entre inúmeras outras coisas é o nome do casamento entre um átomo de oxigênio e um de hidrogênio, onde o oxigênio fica semi-satisfeito e só quer ganhar mais um elétron, mesmo que para isso ele tenha que matar quebrar outros átomos. O hidrogênio, já satisfeito, não faz nada pra impedir seu parceiro maldoso.

Função químicaEditar

 
Molécula de etanol. Olha o oxigênio em vermelho.

A hidroxila é o radical que dá poderes caracteriza várias funções da Química (não que isso seja importante), entre elas:

BasesEditar

No Ensino Médio, quando você aprendeu as bases, deveria saber que ela tem a hidroxila. É ela que faz a base brigar reagir com o ácido para dar em tudo que sempre dá. Se não fosse por ela, a base não seria base (ou não). É a hidroxila que também deixa o pH básico. Se não fosse por ela, só se teria pH ácido.

ÁlcooisEditar

A mais importante das funções da Química, os álcoois, existem apenas por causa da hidroxila. Os hidrocarbonetos são um monte de carbonos e hidrogênios ligados. Mas, quando se troca um hidrogênio pela hidroxila, aparece o sagrado álcool, constituinte principal da cerveja, vinho, uísque e outras bebidas alternativas à água.

FenóisEditar

Os fenóis são iguais ao álcool, mas tem uma diferença bem simples: a hidroxila está ligada no anel benzênico, o que significa que a hidroxila faz outra coisa nos fenóis, coisa não lá muito boa. Mas, como eles gostam, colocam a hidroxila lá mesmo, talvez para coçar ou fazer outras coisas.

Veja tambémEditar