Abrir menu principal

Desciclopédia β

Hipérion (satélite)

Olha mamãe! Uma esponja espacial!

Hipérion (satélite) é uma esponja gigantesca que rodeia Saturno, é a oitava maior lua do planeta e é um satélite exterior, ao menos não é coisa pequena, é também o maior pedregulho irregular existente perto do planeta, sendo um "representante de outros pedregulhos e luas menores que são irregulares", ao menos não parece ser como as suas "irmãs", se quiser saber como uma é, vá no primeiro artigo de lua que você não conheça na lista abaixo. Saberá do que estamos falando.

Índice

DescobertaEditar

Por ser grande, foi descoberta por três astrônomos diferentes: o avô do James Bond, um cara com "laço" no nome e o marido do avô do James Bond. Eles faziam suas descobertas particulares enquanto Kepler fazia descobertas milhares de vezes mais revolucionárias e geniais na Astronomia.

Mas, os Bond e o laço estavam querendo que aquilo superasse a sua velha competição com Kepler, então implantaram um boato de que na lua de Hipérion estava lá vida extra terrestre como o Chewbacca ou coisas do gênero. A coisa não colou para a infelicidade dos astrônomos que foram beber em um bar mais tarde.

Enfim, ela foi catálogada por Hershcel, que ainda está vivo sim! É um cara careca e barbudo que agora só faz parte de documentários no Discovery Channel.

CaracterísticasEditar

 
Habitante de Hipérion.

A Lua não seria comparada por uma esponja se não parecesse com uma não é? Então, por ter crateras muito profundas e todas muito perto de si começaram a chamar Hipérion (satélite) de "esponja espacial" e também de "absorvedora de pecados". Mas a coisa é irregular em forma oval praticamente, um oval como um pedaço.

Herschel sugeriu que aquilo fosse sinal do apocalipse que existia outro corpo celeste que um dia se chocou com alguma coisa e que aquilo era um dos pedaços, bem se sugeriam aquilo então tudo bem, é o mais próximo que se pode explicar do surgimento de Hipérion e que os "filhos de Hipérion" são todos os cacos que se chamam de "luas irregulares" pelos astrônomos.

Enfim, resumindo o que virá: sem atmosfera, só chama atenção ao formato, provavelmente nem núcleo deve ter e a rotação de Hipérion é coisa de Louco pois ela fica girando para todos os lados feito um pinhão ou um prato.

NomenclaturaEditar

Sugerida pelo metido do Herschel, o carinha citado lá em cima que pesquisa coisas inúteis até hoje. Herschel sugeriu esse nome para a lua além de que o de várias outras com o nome de Titãs, no fim só aceitaram duas ou três sugestões dele.

Ver tambémEditar