Abrir menu principal

Desciclopédia β


Homem de Ferro 2é um videoblog para Youtube, disponível para cinemas em sua época, produzido pela a Disney e distribuído pela Paramount, apresentando ao espectador uma história sobre as farras e festas de Tony Stark enquanto tenta, bêbado, se curar do envenenamento por paládio produzido pela coisa brilhante que tem no meio do peito (algo que poderia ser removido com uma cirurgia mais simples que cortar unhas, de acordo com o filme Homem de Ferro 3). O filme foi dirigido por um cara que não sabe fazer cenas de ação, com um script de alguém não muito proficiente em escrever roteiros. Mas mesmo assim fez um sucesso, porque nerd compra qualquer bosta se for sobre seus heróis.

IronMan 2
Airom Mam Tchu
Homemde Ferro 2 (BR)
Homem de Aço 2 (PT)
Homem de Ferro 2 capa.jpg
Pôster oficial de lançamento do filme.
Bandeira dos Estados Unidos Estados Unidos
2010 • Muito colorido • 125 min
Direção O mesmo de sempre
Produção Marvel na Disney
Produção executiva Kevin Faige
Elenco Robert Downey Jr. como ele mesmo
Gwyneth Paltrow como namorada do Robert Downey Jr.
Gênero Filme de Robert Downey Jr.
Distribuição Paranauê Pictures

Índice

ProduçãoEditar

Normalmente os filmes no cinema são sobre explorar uma franquia e sugar dinheiro dela até que todos seus atores morram (veja O Exterminador do Futuro, Velozes e Furiosos, Jogos Vorazes, Matrix, etc), mas a franquia Homem de Ferro seria uma exceção a esta regra e a ideia era fazer filmes de encher linguiça para que lucrassem apenas alguns 10 anos no futuro. Como a ideia do filme era só uma encheção de linguiça, decidiram focar a história na personalidade de Tony Stark, com suas festas e bebedeiras. Mas para o filme não ficar parecendo aquele programa Mulheres Ricas, também incluíram um drama, fazendo um Tony Stark estressado porque vai morrer envenenado, porque matar terrorista árabes já tinha feito no primeiro filme.

O filme também decidiu explorar a relação de Tony com seu falecido pai, um clone de si mesmo da década de 40, Howard Stark era tão gênio que já previa que seu filho seria metralhado por uma de seus próprios armas e que por isso teriam que de introduzir um mini-reator ark no peito dele para acabar envenenando-o, sabendo, todavia, que encontraria os materiais certos 60 anos mais tarde, então Howard teve que esconder um mapa em uma maquete holográfica com instruções sobre o novo elemento químico necessário para que assim seu filho pudesse o sintetizar com a tecnologia que deveria existir naquele ano específico. Se pensarmos sobre isso, o pai de Tony era um cara muito inteligente que queria que seu filho fosse estreado como Sherlock Holmes ou que morresse envenenado por paládio.

EnredoEditar

Enquanto isso, na Mother RussiaEditar

Conhecemos Ivan Vanko, um russo frustrado que durante toda sua vida precisou usar lixão do ferro-velho para fabricar suas tecnologias, algo que desde o Sputnik sempre foi comum, mas o que não era comum era ele ver que um playboy americano fez algo bem melhor que ele também só usando ferro-velho. Não bastasse isso, ele fica ainda mais bravo quando percebe que nem o bigode ele conseguirá ter um tão charmoso como o daquele americano que anuncia na televisão que é o Homem de Ferro televisão e fica bravo, entre outras coisas, pelo belo bigode do milionário que ele nunca terá. Ao assistir o noticiário ele amaldiçoa Stark por ter usado o reator ark em seu peito e não nos testículos de seu agora falecido pai, e jura vingança.

Expo StarkEditar

 
Rotina do filme.

Seis meses depois, Tony Stark torna-se uma estrela do Guitar Hero (sua armadura tinha tal aplicação, e era a moda da época) e abre a Stark Expo, uma festa rave que dura 24 por dia todos os dias, tudo enquanto um cara chamado Hammer planeja se apoderar da tecnologia Stark para vender aos japoneses, que pagavam fortunas para realizar o seu sonho de materializar o que tanto viram apenas em animes. É revelado que Tony está sendo envenenado pelo seu próprio reator ark, tentando se curar bebendo rum, uísque, tequila e conhaque, não funcionando. Tornando-se mais desanimado e imprudente devido à sua embriaguez iminente, escolhe não para contar a ninguém a sua condição muito óbvia, então designando sua sexy assistente como nova presidente da indústria stark e contrata uma nova assistente demasiada sexy para se ter confiança, recomendada pela SHIELD para ser a sua novo assistente pessoal para fins não sexuais.

Corrida em MônacoEditar

Continuando suas extravagâncias, Tony Stark pega um carro da Sauber (essas equipes que não pagam salário, mas recebem para deixar alguém participar) para competir numa corrida de Formula 1. Ao invés de montar um carro com reator ark como era de se esperar, Tony usa um carro vermelho movido à biodisel (ou algo como vegano). Tony bebia o biodisel etílico de seu carro, porque se não fosse pela sua imprudência a competição se tornaria tão entediante quanto assistir a um filme da série Carros. Mas eis que de repente um russo aparece com um traje sadomasoquista, munido de chicotes que o deixa quase nu. Este traje é alimentado por um pequeno reator de arco feito com restos de garrafas de vodka e batatas siberianas, e ataca Tony só para mostrar que há mais pessoas que sabem como fazer esse reator. Stark se aproveita que seu adversário é meio masoquista, e consegue dar uma surra nele, e Ivan acaba preso.

Hammer e Ivan se unemEditar

 
Ivan Vanko cria seu exército de robôs malucos assassinos.

Após tomar a surra, na prisão é revelado que o russo tinha inveja de Stark porque era mais bonito, mais rico e tinha roubado a tecnologia de seu pai, além do que, Ivan sempre tentou construir uma pomba que falasse, mas todas inevitavelmente ​​acabaram fritas, afinal ele morava na Rússia, e tudo isso alimentava a sua grande revolta e amargura com a vida. Justin Hammer, outro invejoso, finge a morte de Ivan na prisão para tê-lo como seu empregado (o relatório oficial dizia que o prisioneiro russo derreteu ao contato com a água, porque alguém deixou uma janela aberta e choveu, por ser da Sibéria seu organismo não era acostumado com aquilo). Hammer oferece pássaros falantes para agradar seu novo cúmplice, Ivan, que por sua vez transforma os "robôs assassinos" de Hammer em "robôs ligeiramente mais assassinos que anteriormente" com a adição de movimentos de dança russa e que funcionavam abastecidos com vodka (essas duas últimas funções, dispensáveis, mais incluídas como uma alegoria de que os soviéticos roubam tudo dos americanos, de acordo com as pessoas altamente politizadas da Disney).

Mais festaEditar

Enquanto isso, no que agora vai ficando conhecido como "a nova mansão Playboy", a ex-casa de Stark continua em festa, especialmente depois da notícia da morte do terrorista russo, não que eles sejam cruéis, mas é que qualquer coisa é válida para celebrar e ficar bêbado quando se tem um reator ark com defeito de fabricação envenenando seu coração. Tony, que não pode ficar em pé tão bêbado, pede ajuda ao seu velho amigo Mark IV para ajudá-lo a ficar de pé, momento quando seu amigo negro e militar chega muito aborrecido com a forma como Stark está usando suas coisas privadas dentro de sua propriedade privada sem incomodar ninguém, então ele rouba uma armadura Stark, a Mark II e começa um tiroteio absolutamente displicente contra Tony dentro de sua própria casa para que pare de ficar tão bêbado e pare de dar festas dentro de sua própria casa com itens fabricados por ele próprio. Como ele não pode matá-lo para convencê-lo a ser um abstêmio, Rhodes confisca a armadura para a Força Aérea dos Estados Unidos.

Como sabemos, o exército é sempre confiável e acaba usando a tecnologia assassina de Stark para trazer a paz para as crianças pobres do mundo, para isso eles colocam um milhão de foguetes, metralhadoras, lasers, correntes eletrocutados, chicotes, garras e stickers com a legenda "United States rules" nos punhos da Mark II que, desde então, é renomeada como "War Machine", em alusão de que ele só queria trazer a paz.

Construindo em LHC em casaEditar

Nick Fury , diretor da SHIELD, se aproxima Stark para revelar algo muito importante para a trama do filme, mas o nosso herói estava tão bêbado que adormeceu. Mas era algo sobre que seu pai não era tão ruim assim e que havia deixado uma mensagem secreta em algum lugar. Quando Tony volta a si ele volta a conversar com Jarvis, seu amigo imaginário que criou para si como uma das etapas do programa de alcoólicos anônimos que ele começou numa tentativa desesperada de curar seu coração brilhante a envenenado.

Tony decide construir um Large Hadron Collider com itens encontrados em sua própria casa, o que inclui centenas de garrafas de vinho, latas de cerveja e embalagens de drogas sintéticas experimentais que sobraram de sua festa, e então utiliza o seu gênio tecnológico para juntar esse material com tubos, super bonder, espelhos e, apenas para fins estéticos, lançar alguns laseres de mouses ópticos, usando o escudo do Capitão América como calço para a mesa. Então, torcendo para que no processo não criasse um buraco negro que sugasse toda a Terra, mas apenas criasse um bóson de Higgs, ele liga a máquina e o máximo que consegue é deixar sua casa sem internet e causar um blackout na cidade inteira. Ele assim finalmente consegue fabricar um unbiúnio e arrumar seur eator ark.

Treta finalEditar

As horas vão passando e percebemos que não houve ainda nenhuma cena realmente de ação, então chega a hora de Ivan ativar seus robores assassinos e Homem de Ferro e Máquina de Combate lutar contra essa ameaça, sem esquecer é claro de dizimar toda a cidade por onde quer que passem, e fazendo piadinhas um tanto inoportunas. No final, o vilão genérico e nada carismático simplesmente se suicida, como um bom vilão russo bem clichê.

Cena pós-créditosEditar

 
Após os créditos, é mostrado que o martelo do Thor é encontrado num lugar bem improvável.

PersonagensEditar

  • Homem de Ferro / Tony Stark (Robert Downey Jr.): Um super-herói que se dedica neste filme a estar morrendo pelos efeitos colaterais do paládio em seu coração. Ao invés de buscar fazer atos heróicos, prefere dedicar todos os seus esforços para aproveitar o pouco de vida restante para foder e beber, ao invés de realizar alguma cirurgia para remover o dispositivo que o está matando. Em uma segunda história menos importante, ele deve derrotar e matar o filho de um inimigo de seu pai que voltou para se vingar por razões que, na verdade, depois de 6 anos, ainda são muito confusas.
  • Empregada de Stark / amor platônico (Gwyneth Paltrow): Basicamente o seu papel é ficar chateada porque seu chefe não a contou que ele estava morrendo para que ela pudesse se preocupar que seu chefe está morrendo.
  • Máquina de Combate / James Rhodes (Terrence Howard Don Cheadle): Como o ator antigo era chato pra caralho, Howard foi trocado por um novo ator, de preferência alguém que não entendesse nada de quadrinhos e que só obedecesse, e assim Cheadle assumiu o papel. Está na história apenas para roubar uma das armaduras do Homem de Ferro, pintar de cinza e criara War Machine, o coadjuvante mais verdadeiramente coadjuvante de toda saga de filmes da Marvel.
  • Viúva Negra / Natasha Romanoff (Scarlett Johansson): Na época a Scarlett ainda estava bem gostosa, é inicialmente uma assistente sexy que depois se revela como uma espiã que não tinha nada melhor para fazer.
  • Chicote Negro / Ivan Vanko (Mickey Rourke): Uma combinação entre Dínamo Vermelho, um sadomasoquista, um pirata, um vagabundo, um truta e um hacker. O ator não queria que seu personagem fosse unidimensional e por isso que ele comprou uma cacatua com seu próprio dinheiro para servir de um mascote para Vanko. Até hoje, porém, ainda é reconhecido como um personagem unidimensional com a cacatua mais dispensável de toda a franquia da Marvel.
  • Nick Fury (Samuel L. Jackson): Neste filme, faz o que ele faz melhor: Ser o Samuel L. Jackson se fazendo de Nick Fury.