Abrir menu principal

Desciclopédia β

Ambiente de desenvolvimento integrado

(Redirecionado de IDE)

Um software de ambiente de desenvolvimento integrado do original Integrated Development Environment (IDE e esta sigla é um sinônimo do Eclipse), é uma ferramenta que só falta fazer café e arrumar o código mal feito (ou copiado) pelo programador. É um software que ajuda o programador a arrotar código mais rapidamente e no menor tempo definido pelo chefe.

HistóricoEditar

Os ambientes da forma como conhecemos hoje (software de Ctrl+Space), surgiu pela primeira vez em 1913 com o Vi. Na época, aquele programa conseguia suprir bem as necessidades da época que era a de desenvolver programas jurássicos em COBOL.

Com o passar dos anos, as tecnologias evoluíram e o modo de fazer programas também. Depois que a Microsoft resolveu lançar uma IDE para competir com os jogos mais pesados no mercado, o Visual Studio, no fim do século passado, as IDEs passaram a ser sinônimo de testadores de carga de sistema.

Funções e característicasEditar

 
Java: Desfrute perder toda sua RAM ao abrir o IDE Eclipse.

Um programa tão pesado quando o Crysis 3 deve ao menos ajudar de alguma forma, isso ou voltar para o Notepédi-mais-mais que roda até na calculadora do padeiro da esquina. Para isso, uma ide deve atender alguns requisitos como:

  • Edição de texto – Obviamente, para início de conversa.
  • Liniker – Uma IDE deverá ter algum escroto empoleirado lá dentro para fazer a ligação vários arquivos binários.
  • Compilador – Um compilador a depender da linguagem que o indivíduo estiver copiando de algum site na internet
  • De bug a dor – Tem que ter uma ferramenta legalzinha pra poder executar o código passo a passo, linha por linha
  • Testes – Uma boa IDE que se preze, tem que oferecer ferramenta de testes, mesmo que ninguém chegue a usar isso um dia
  • Deploy – Deve facilitar o processo de por o amontoado de gatos em produção, ou seja, para uso em testes de BIOS
  • Refactoring – Uma boa IDE tem que ter integração com versionadores de código, assim dá pra contar quantas vezes o programador teve de refazer o mesmo sistema

BenefíciosEditar

O principal benefício no uso de uma IDE é que o programador pode ser melhor explorado pelo chefe que não sabe programar e acha que Orientação a Objetos é só clicar com o mouse em cima de "um objeto" e arrastá-lo, segundo um especialista entendido do assunto.