Abrir menu principal

Desciclopédia β

Cratera1.jpg Este artigo é da mãe Terra!

Cuidado com terremotos e vulcões em erupção. Em caso de dúvidas, assista Volcano ou jogue Quake.


Cquote1.png Sonífera ilha, descansa meus olhos, sossega minha boca, me enche de luz! Cquote2.png
Titãs fazendo pedidos a uma ilha sonolenta
Cquote1.png Eu e você êê, na ilha do sol Cquote2.png
Armandinho sobre Ilha
Cquote1.png Por que uma ilha não pega fogo? R: Porque está no meio do mar. Cquote2.png
Comediante sem graça sobre Ilha

DramaticQuestionMark.png
Você sabia que...
  • ...As pessoas na ilha de Kiribati têm alguma dificuldade em saber em que dia é que estão, visto que a linha internacional de mudança de dia atravessa a ilha ao meio?

Ilha é um montão ou montinho de alguma coisa, em geral terra, cercada de alguma outra coisa, em geral água, por todos os lados.

Índice

Classificação das ilhasEditar

Ilhas podem ser classificadas quanto à origem, subdividinndo-se principalmente em vulcânica, terrânica, pessoânica e comerciânica.

Ilhas VulcânicasEditar

 
Krakatoa, conhecida como o Inferno de Java

A atividade contínua de vulcões, associada à necessidade de criar pistas com grau de dificuldade extremo para provas de Fórmula 1, fez com que surgissem formações topológicas tipificadas como ilhas vulcânicas, cercadas ora de água, ora de lava, ora de turistas por todos os lados. As ilhas vulcânicas se caracterizam pela velocidade de seu crescimento, passando de parcos 7cm para 25cm em poucos minutos, jorrando em seguida seu líquido fervente.

Ilhas TerrânicasEditar

Embora pareça estática e esférica, a Terra, na verdade, é plana e se move continuamente. Havendo choques entre as placas que formam a terra, é feito um Boletim de Ocorrência, a placa culpada perde 12 pontos em sua Carteira de Habilitação, enquanto a placa ferida no acidente sísmico sofre um inchaço, conhecido como edema geológico, que termina por ser cercado de água ou gelo. Quando cercada de gelo por todos os lados, as ilhas terrânicas são denominadas Champagne, e só diferem das ilhas vulcânicas porque só explodem após serem bem agitadas.

Ilhas PessoânicasEditar

 
Ilha pessoânica tenta contato consigo mesma

Embora se diga que nenhuma pessoa é uma ilha, há controvérsias. Para a geologia, toda pessoa é uma ilha, na medida em que está cercada de outras coisas o tempo todo, O caso mais evidente são os emos, cuja característica insular faz com que pareçam autistas. Toda pessoa está só, mas algumas estão mais a sós consigo mesmas do que outras, como é o caso da loira burra, que para conversar consigo mesma precisa se adicionar ao próprio MSN e se tornar amiga de si mesma no Microsoft Orkut. Ainda no caso das loiras burras, seu único neurônio é um caso particular de ilha cercada de vácuo por todos os lados.


Ilhas ComerciânicasEditar

 
Submarino Amarelo observa uma Ilha

Como toda regra tem sua exceção, as ilhas comerciânicas são pequenas lojas comerciais cercadas de lojas comerciais por todos os lados. Elas não são cercadas por outra coisa, mas pela mesma coisa por todos os lados, numa situação que constitui o Paradoxo de Robinson Crusoé. A evolução sobrenatural do capitalismo, como previsto por Chico Xavier e Mãe Dinah, levou a um inevitável isolamento da concorrência livre em um cercadinho monopolista.


Algumas ilhas famosasEditar

Jogue tambémEditar

  • The Island (e tente resolver os enigmas nessa ilha, para poder sair dela).