Abrir menu principal

Desciclopédia β

Imaruí

Luís Henrique da Silveira.jpg Se quésh quésh, se non quésh, dish!

Este artigo é catarinense! Já entrou em coma alcoólico na Oktoberfest, sabe o que é boi-de-mamão, tem um poster do Guga e pensa que é alemão!

Venha para o lado barriga-verde da força você também!

60px-Bouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Imaruí.

Cquote1.png Mas que merda de lugar desertico é esse? Cquote2.png
João Vieira da Rocha sobre Imaurí

Imaruí é mais uma das 8 mil cidades brasileiro do estado de Santa Catarina.

Sua história

 
A base da economia de Imaruí é a pesca e as histórias são verdadeiras!

Contam os cachaceiros historiadores que a primeira colonização da região onde hoje está Imaruí ocorreu antes de 1800 e foi realizada por um grupo de vagabundos pescadores oriundos de Laguna, a procura de sereias lendárias.

Em 1833, foi criada a Freguesia de São João Batista do Imaruí, um cara que se ferou ao vim nessas terras, que se tornou distrito de Laguna e ele não levou nada com isso. Um dos colonizadores foi o gaúcho João Vieira da Rocha, que acompanhou os farrapos até Laguna e que mais tarde mudou-se para Imaruí em companhia dos filhos, já que não havia mais lufgares aonde ele poderia ficar. A guerra que se seguiu à instalação da República Juliana, onde ocorreu o trágico episódio da conhecido como o “massacre de Imaruí fez com que muitas famílias deixassem Laguna para morar em Imaruí, por volta de 1839, morrendo mais de 8 mil moradores naquele massacre. Imaruí passou à categoria de município em 27 de agosto de 1890, e o nome foi dado por uma tribo de índios que habitava o local: vem do mosquito “maruim”, comum na região, onde em troca poderiam comercializar os seu produtos indígenas e ainda terem terras boas para as suas colheitas de ervas da boa.

Sua geografia

Localiza-se a uma latitude longe pra caralho sul e a uma longitude mais longe ainda no oeste, estando a uma altitude de 6 metros. Sua população estimada em 2010 é mais de 8 mil habitantes, isto até vim o Vegeta e ir matar a todos para não usarem mais a sua frase.