Abrir menu principal

Desciclopédia β

Imitador

Loituma.gif Este artigo é sobre algo ou alguém que enche o saco e inferniza os outros por diversão. Se você vandalizar, ele será seu tormento pro resto da vida!
NovoWikisplode.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Imitador.
Um típico imitador.

Cquote1.png Você quis dizer: Desocupado? Cquote2.png
Google sobre Imitador
Cquote1.png Má oi, hahai, ô Lombardi, quem quer dinheirôômmmm?? Cquote2.png
Imitador do Silvio Santos
Cquote1.png Ô Lôco, bicho. Olha essa fera aí, meu. Cquote2.png
Imitador do Faustão
Cquote1.png É de uma baaarbaridade, não é besmo, comandante Habilton? Cquote2.png
Imitador do Datena
Cquote1.png Pooode aplaudir! Cquote2.png
Imitador do Raul Gil
Cquote1.png Porrr que? Bate-bola, jogo rápido. Cquote2.png
Imitador da Marília Gabriela
Cquote1.png Loucura, loucura, loucura. Cquote2.png
Imitador do Luciano Huck
Cquote1.png Olááá, tudo beeeim?? Cquote2.png
Imitador do Paulo Henrique Amorim
Cquote1.png Corta pra mim, corta pra mim. Cquote2.png
Imitador do Marcelo Rezende
Cquote1.png Rrrrrrrrrrronaaaaldo!!! Cquote2.png
Imitador do Galvão Bueno
Cquote1.png Meu nome é Anônimo e eu sou um bobão, hurr durr. Cquote2.png
Imitador imitando você.

Índice

SobreEditar

  O que são? Do que se alimentam? Como se reproduzem?  
Imitador do Sérgio Chapelin.

Um Imitador é um profissional que costuma gastar o tempo da sua vida pedindo dinheiro, em troca de fazer papel de besta e copiar o comportamento de alguém conhecido, da forma mais fuleira e mal feita possível. Um Imitador pode ou não ser profissional, ou seja, ele pode fazer imitações para tirar uma graninha ou pode fazer simplesmente pra estragar um churrasco, por exemplo. Um imitador pode ser facilmente encontrado em programas de auditório na TV aberta, onde faz imitações de diversos tipos, para depois colocarem uma risada gravada na edição. Alguns imitadores fazem imitações de famosos da televisão nacional, outros fazem imitações internacionais e até imitações de desenhos animados. Todas muito mal feitas. Sem exceção.

Existe um outro tipo de imitador, que é muito comum no Brasil, que é o que faz imitações de CD, DVD e outras bugigangas. Esse tipo de imitador é conhecido pelo título de "Camelô" e pode ser encontrado em qualquer canto.

O Surgimento dos ImitadoresEditar

Não se sabe ao certo quando foi o momento exato em que os imitadores começaram a surgir no mundo, mas se especula que eles surgiram quando os primeiros homens resolveram se tornar travestis. Segundo essa teoria, a primeira imitação já feita, foi a de uma mulher. Ainda existem outros teóricos que contrariam essa hipótese e acreditam que os primeiros imitadores surgiram após o nascimento de Silvio Santos, pois em suas palavras "Um imitador não é um imitador se ele não imita o Silvio".

Com o advento da televisão, os primeiros imitadores começaram a se tornar conhecidos. O primeiro imitador que apareceu em um programa de TV veio fazer uma imitação do Silvio Santos com a finalidade de se mostrar talentoso, mas acabou gerando risada do público por se tratar de uma imitação horrorosa e vergonhosa. A partir desse fatídico momento, surgia a profissão de Imitador. Com o tempo, essa profissão foi se popularizando e a imitação estava no caminho para ser considerada uma arte.

A arte da ImitaçãoEditar

Depois de muitos anos buscando seu espaço no mundo artístico, os imitadores finalmente conseguiram ser considerados artistas. A arte da imitação é uma arte que envolve uma habilidade especial em alguns fatores, o que significa que para se tornar um imitador é necessário ser ágil com coisas como a voz, a caracterização e facilidade em decorar bordões irritantes que artistas ou personagens, costumam repetir. Independente de qual seja a imitação, os seguintes fatores devem fazer parte dela:

VozEditar

Em uma imitação, a voz é o que deve ser modificado para ficar parecido com a do imitado. Como fazer uma voz de babaca ao imitar o Luciano Huck ou fazer uma voz de traveco ao imitar a Marília Gabriela. Em 132% dos casos a voz nunca fica parecida, mas para isso é que serve o próximo fator.

BordõesEditar

Os bordões proferidos por um imitador servem para compensar a falta de habilidade em interpretar a voz do imitado. Os bordões são normalmente repetidos infinitas vezes pelo imitador, para deixar a sua imitação ainda mais realista e de acordo com o desejado. Os bordões podem ser uma frase de efeito como "Olha essa fera aí, meu" (Faustão) ou pode ser algo comum e frequentemente usado pelo imitado, como "Entende?" (Pelé). Alguns imitadores tem o costume de melhorar as suas imitações fazendo incrementações baseadas nos bordões. Funciona da seguinte maneira:

O bordão "Rrrrronaaaldo!!!" do Galvão Bueno, por exemplo, pode ser utilizado para melhorar a imitação. Fica assim:

 
João imitando o Silvio com perfeição.

Sem melhorias:   Bem amigos da Rede Globo, começa agora mais uma partida de futebol.  

Com melhorias:   Bem amigos da Rrrrrede Globo, começa agorrrrra mais uma parrrrrtida de futebol.  

TrejeitosEditar

Um dos fatores mais sutis do processo da imitação, os trejeitos, são usados como uma cereja no bolo. Eles são notados pelo imitador para que ele consiga fazer com maior perfeição o seu trabalho. O imitador tem de se colocar na mente do imitado para saber como ele deve se comportar corporalmente. Suponhamos que um imitador queira fazer a imitação do cantor e compositor, Roberto Carlos; Ele deve se imaginar sem uma perna, com o saco puxado e com o cacoete de dar um risinho frouxo. Depois disso, deve tentar viver por uma semana dessa forma. No caso, deve inutilizar uma de suas pernas, puxar seu próprio saco e rir de qualquer bosta. E é assim que o imitador consegue compor o seu trabalho artístico com maestria.

 
Igualzinho.

Um imitador brasileiro, que é considerado o maior imitador do mundo, João Kléber, é lembrado sempre pela qualidade da sua imitação de trejeitos, o que mostra que para fazer uma boa imitação, não se pode faltar os trejeitos.

CaracterizaçãoEditar

Essa é a mais inútil das coisas que são importantes para um imitador. A caracterização, na verdade só serve para ajudar imitadores merdas (A grande maioria) a se parecerem um pouquinho com as pessoas que eles pretendem imitar.

Na caracterização vale tudo, desde maquiagem até amputação de membros (Nas imitações do Lula e Roberto Carlos, por exemplo). Grandes imitadores sempre levam consigo perucas e coisas assim. Como podemos ver na foto ao lado, um bom imitador sempre tem um grande arsenal de artefatos que façam com que ele fique I-DÊN-TI-CO ao imitado.

AtuaçãoEditar

Todo imitador profissional, deve também ser um ator. Ele tem de criar uma historinha onde o personagem que ele está imitando participe. Para tornar sua imitação ainda mais interessante, ele pode também misturar suas imitações em uma só história, como podemos ver no exemplo abaixo, a mistura das imitações do Silvio Santos e do Lombardi:

  Má oi, hihi, a Dona Maria vai ganhar uma bolada, não é Lombardimmmmm?  
  Oi Silvio, a Dona Maria acaba de ganhar um milhão de reais em barras de ouro, que valem muuuito mais do que dinheiro.  
  Vai pra lá, vai pra lá. Vem pra cá. Rodandommm. Olha o aviãozinhooo. É ou não ééé? Você está certo disso?  

E para deixar a historia ainda mais interessante, ele pode mudar de roupa rapidinho enquanto alterna entre as imitações.

Tipos de Imitação e ImitadoresEditar

Na arte da imitação, podem existir várias vertentes que diferenciam uma imitação de outra e/ou um imitador de outro. Mesmo fazendo uma imitação de um mesmo indivíduo, o imitador pode agir diferente na hora de fazer sua imitação e com isso, gerar uma grande variação de interpretações abrindo ainda mais o leque de imitadores talentosos. Alguns tipos comuns, são:

  • O sutil: Esse tipo de imitador é um dos melhores que existem, são quase sempre os mais talentosos. Eles tem a peculiaridade de fazer uma imitação de qualidade que mesmo de olhos fechados você consegue identificar, mesmo com toda a sua sutileza. Eles não são nada exagerados em sua imitação. Não precisam de artefatos exagerados e caricatos pra fazer uma boa imitação. Ele provavelmente utiliza nomes parodiados que são de uma sutileza só, como "Boberto Carlos", "Falsão Silva", "Marília Gabiherpes" ou "Dapena".
  • O imitador de uma imitação só: Esse imitador é bastante comum. Ele normalmente é caracterizado por participar de programas de merda humor como por exemplo: "Show do Tom", "Pânico na Band" e "A Praça é Nossa". Ele provavelmente imita apenas o Silvio Santos, ou só o Datena, ou só o Faustão, ou só a Hebe, etc.
  • O sósia: É aquele imitador que se parece muuuito com o imitado, mas não sabe imitar a voz e os trejeitos. Então, ele se caracteriza pra ficar ainda mais parecido com o imitado, mas já que a imitação é uma bosta, ele é meramente ilustrativo. Se for um sósia de um cantor, ele vai em algum programa de tv fazer playback e ganhar vinte reais.


Como se tornar um imitador conhecidoEditar

Antes de tudo, você precisa ter talento. Se não tiver talento, desista. Se tiver talento, treine sua imitação do Silvio Santos. Feito isso, pratique outras imitações originais, que ninguém nunca fez, pra chamar atenção, como Faustão, Raul Gil, Luciano Huck, Selton Mello, Marília Gabriela, Romário, Luciana Gimenez, Galvão Bueno, Lula, Datena, William Bonner, Zacarias, e vários outros. Depois disso você deve se inscrever em um concurso de imitadores, ou em uma seleção de imitadores pro teatro e tentar ser selecionado.

Alguns exemplos de onde se inscrever:

Um exemplo de seleção de imitadores.

Concurso de imitadores do Silvio Santos.

Feito isso, é só aguardar. Vai que você vai pra globo igual o Adnet, né? Nunca se sabe.

O rei dos Imitadores: João KléberEditar

A sociedade imitadora no Brasil foi iniciada pelo homem do Teste de Fidelidade e das pegadinhas do "queu-queu-quê", com suas imitações brilhantes e inspiradoras pra qualquer aspirante a imitador. Se você pretende se tornar um grande imitador algum dia, é altamente recomendável que você assista alguns vídeos do mestre.

Afim de facilitar a vida de quem quer se tornar um grande imitador, este artigo traz alguns vídeos das imitações memoráveis de João, que é considerado hoje em dia, o maior imitador do mundo de todos os tempos, pelo Guiness Book.

Imitando o Silvio Santos.

Imitando o Rei Roberto.

Imitando o Maluf e o Papa.

Imitando o Rivelino/Osmar Santos.

Imitando o Paulo Francis.

Imitando o Jânio Quadros.

Artigos RelacionadosEditar