Abrir menu principal

Desciclopédia β

Irídio

Metalman.jpg Este artigo é metálico!

Ele é revestido ou banhado a algum metal ou liga que se encontra na tabela periódica. Se você corroer este artigo, Mordekaiser vai exterminá-lo!

Cquote1.png Pode Ir embora, deixe as lembranças que restaram... Cquote2.png
Bruno e Marrone sobre Irídio
Cquote1.png Os três porquinhos se chamavam: Ósmio, Irídio e Platina Cquote2.png
Químico sobre os amiguinhos do irídio

Irídio é um dos inúmeros metais de transição daquela tabelinha maléfica. Seu nome vem da palavra íris, uma homenagem às Frutinhas do arco-íris e seus poderes multicoloridos. É o confidente e melhor amigo da platina.

HistóriaEditar

 
Definitivamente, não é deste irídio que estamos falando.

O irídio foi descoberto em 1800 e guaraná com rolha por Will Smith em algum lugar do planeta, junto com seu amigo ósmio em um resíduo de petróleo bruto que ao mesmo tempo era colorido, escuro e dissolvido com um resíduo de platina em água benta. Recebeu o nome por causa dos seus sais coloridos fãs de Cine.

Uma barra de 90% de platina (sempre ela) e 10% de irídio foi o padrão da medida do metro e do quilograma pelo Departamento Internacional de Pesos e Medidas de Paris em alguma época remota, o que mostra que antigamente os franceses mais nerds preferiam passar o tempo pensando em queijo, vinho e técnicas de escapar do banho.

Durante o século XX cada cientista dava uma origem ao irídio, uns diziam que vinha de um asteróide, outros diziam que sua origem é vulcânica, mas após um exame de DNA foi descoberto o segredo: na verdade o irídio é filho legítimo do ródio.

CaracterísticasEditar

 
Esta joia contém irídio (ou não).

O irídio é um daqueles metais de transição toscos, de dia é branco e de noite é colorido, é a alma gêmea da platina embora ela tenha um caso secreto com o ouro. Devido à sua ereção dureza extrema é difícil de ser moldado ou trabalhado, e é por isso que os fabricantes de moeda preferem trabalhá-las dentro do cobre, símbolo Cu.

É um metal que não pode ser invadido afetado pela água benta ou ácidos do peido, mas não resiste a um simples sal de cozinha porque é muito bipolar e sentimental.

Por ser bipolar, ele é um coleguinha do ósmio, mas tem com ele uma rivalidade porque ninguém sabe qual dos dois é o elemento mais denso e ninguém se interessa em estudos desse tipo.

AplicaçõesEditar

  • Devido à sua dureza, o principal uso do irídio é como anel endurecedor em ligas com a amiguinha platina.
  • Para fabricar caldinhos de galinha, carne e bacon da Knorr que requerem alta temperatura em seus cozimentos.
  • Contatos elétricos com a platina (sempre ela!).
  • Em ligas com o ósmio é usado em penas de canetas-tinteiro, agulhas de toca-discos e agulhas de bússolas que a sua avó ainda usa e que você não conhece.
  • Catalisador para intoxicação com metanol produzindo vinagre.
  • É utilizado também para tirar raio-X industrial que te observa a fundo.