Abrir menu principal

Desciclopédia β

Iván Zamorano

1+8?

Iván Zamorano é um ex-perna-de-pau chileno que atuava pelo R$ Madrid e pelo Inter de Porto Alegre, onde revolucionou a escolha de números para o uniforme. Com a chegada de Ronalducho, que já começava a ficar tão espaçoso que ocupava, além da camisa 10 que o time lhe deu, a 9 que o chileno usava, Zamorano decidiu inovar: pegou uma camisa 18 que ninguém no Inter estava usando, colou um pedaço de papel em forma de cruz entre os algarismos, transformando o número em 1+8 (que é igual a 9).

Zamorano é também tio da apresentadora e jurada do SBT Cynthia Zamorano, e principalmente é o melhor jogador chileno da década de 90, junto com Marcelo Cozinha. Ao todo marcou mais de oito mil gols em sua carreira.

Sua carreira começou a fazer sentido em 1992, quando foi vendido para o R$ Madrid, ganhou alguns títulos e depois foi parar na Inter de Limeira, onde ganha a UEFA Champions League da 2ª divisão.

Na Copa de 1998, a seleção chilena era capaz de ganhar a Copa se não tivesse perdido para aquele time das convulsões. Participou também da Olim-Piada de Sydney Magal em 2000, ganhou a medalha de chocolate e foi o artilheiro com 666 gols.

Saiu da Inter de Limeira para ir a um time de baixa expressão chamado América de Rio Preto. Lá foi o chefe do cartel da Vila do Chaves junto com Senhor Furtado, e depois, voltou ao Chile para levar o tráfico de sombreiros para viajar à Bahia e jogar no Colo-Colo, como antigo desejo de seu pai Bonga, o índio.

Atualmente é empresário de Luan Santana e Metallica, na empresa Boris e Gordon.