Abrir menu principal

Desciclopédia β

Jötunheimr

{{#logotipo:http://www.zero49.com.br/thor/thor.png}}

Quevedo25on.gif Este artigo trata de coisas que nón eczisten!

Este artigo trata de algum mito, lenda, conto, história de pescador ou desculpa esfarrapada. Tome cuidado, pois você pode espirrar e ter sua alma levada pelo capeta caso alguém não fale saúde.

Viking arca de Noé.jpg Ek est årtikkel Vikingen!

Este artigo veio das frias terras dinamarquesas! Ele gosta de remar, louva Odin e o Deus Metal, não tem nenhum senso de privacidade ou de educação e seu autor chegou ao Valhalla. Não vandalize ou envolva a Finlândia neste artigo!

NewBouncywikilogo.gif
Para os neo-ateus que preferem acreditar em mentiras, os supostos experts da Wikipédia têm um artigo sobre: Jötunheimr.


Jötunheimr, ou Jotunheim, de acordo com a mitologia nórdica, é o fim de mundo onde residem os Jötunns. É a região vizinha de onde residem os Aesir, separado apenas por um rio.

Índice

OrigemEditar

 
  O quê?! Eu vou morar aí?!  
Loki sobre Jötunheimr

Jötunheimr se originou depois da Voluspa, quando tudo em Yggdrasil já tinha sido repartido. Os Jotuns reclamaram, dizendo que não tinham ficado com nada[1]. Búri, que naquele tempo ainda era o manda chuva, deu a eles uma lata de lixo e mandou eles se virarem.

Os Jotun, que eram meio burros, não nperceberam imediatamente a pegadinha do Búri. Mas, quando foram dormir, notaram que não cabia todo mundo lá dentro, só alguns. Por causa disso, pegaram umas pedras e começaram a atirar em Yggdrasil, pra perturbar os Aesir. Esse foi o primeiro indício de vandalismo da história.

Querendo dormir em paz, os Aesir fizeram foi devolver as pedras, acertando em cheio um dos Jotun, que acabaram ficando mais revoltados ainda, e saíram por aí destruindo tudo. Os Aesir nem se importaram orquê a zona deles não foi afetada.

Contudo, ao ver o poder destrutivo dos Jotun, eles resolveram ficar de olho neles. Aí, pegaram o terreno em que Odin criava galinhas[2], deram uma limpada, tacaram creme de leite, chocolate, untaram com margarina, levaram ao forno e em 15 minutos ficou pronto.

GeografiaEditar

 
Vista aérea de Jotunheim.

A geografia de Jötunheimr é bastante peculiar, se dividindo em duas partes principais: a parte rochosa, onde residem os Jotun de pedra, e a parte gelada, onde residem os Jotun de gelo.

Jötunheimr faz fronteira apenas com Asgard, através do Rio Ifing, afluente do Rio Slidr. Através do Rio Ifing que desembarcam as almas dos Aesir e Jotuns mortos em brigas de bar para o inferno.

Jötunheimr também é a região mais montanhosa da mitologia nórdica, pois seus habitantes são, de longe os maiores especialistas em plantar pedras, uma antiga arte Jotun.

NotasEditar

  1. E que até os Vanir tinham ficado com alguma coisa.
  2. Por causa disso, Odin depôs Búri do posto de Aesir principal.

Ver tambémEditar