Abrir menu principal

Desciclopédia β

Jaborá

Gnome-searchtool blue.png Jaborá é uma pequena cidade desconhecida.
Você pode estar perdendo seu tempo à-toa ao ler sobre essa joça.
Na União Soviética, a cidadezinha não conhece VOCÊ!!

Sciences de la terre.svg.png
Fotógrafos alemães esvaziaram os cofres da prefeditura só para fazer essa foto aí. Pensando bem... foram mil dólares bem gastos!

Jaborá é uma cidade do oeste Catarinense, seria uma vergonha dizer "oeste brasileiro" mas é melhor dizer "Catarinense". A cidade cujo nome é Jaborá tem o PIOR nome de todo o oeste, se pode fazer uma comparação com as demais, podemos ver a cidade de Itá por exemplo. Matou todos os mendigos ao fazer uma hidrelétrica e reconstruiu a cidade.

Já se uma pessoa mandar para um cantor sertanejo decadente e falar: "Pode fazer um show em... Jaborá?" ele não vai para aí MESMO.

História

Jaborá tem vários fatos em sua lista, primeiramente ela é igual à todas as outras cidades do oeste, pode-se dizer que os italianos, alemães e.... e.... e.... Mais alguém foram logrados pelo governo catarinense que foi ajudado pelo Rio grande do sul pois se eles continuassem ali o Brasil teria como segunda língua o Italiano.

Jaborá desenvolveu um fervor religioso depois que montaram a primeira vila por lá que tinha um nome qualquer e que significava alguma coisa e alguma língua, até chegar ao que hoje em dia considera-se uma cidade qualquer. O município é foco da mídia local (Rural, Aliança, Catarinense, RBS, TV Tupi, Globo, CNN...) devido à disputa política (E que disputa!) que esse ano (2012) teve até tiro de espingardinha de sal. Terra do Bordin, Chuck Norris e... só.

Distrito

Essa madereira transformou São Roque, a cidade, em um distrito de Concórdia. Assim ele perdeu o nome da cidade, então, para resolver a situação ele decidiu que ajudaria a cidade a crescer e então eles derem o nome dele de novo para a cidade, mas como sempre tem um "MAS" e nem todos se lembraram de que ele tinha ajudado a cidade no começo.

E eles preferiram Jaborá a São Roque.

A cidade está caída aos pedaços hoje mas talvez são Roque seja o padroeiro da cidade. Eu acho EU ACHO!

Igreja de São Roque

A igreja é o maior destaque da região de Jaborá que abrange um município: Jaborá. A igreja é a coisa mais próxima que se pode chamar de "destaque" na região em questão. Seja como for, fotógrafos alemães especializados, renomados e com doutorado em fotos eles fizeram as fotos da igreja em vários closes e para a prefeitura valeu gastar 5 meses de verba para fazer as fotos e mandar para o site da cidade, que não é atualizado faz 5 anos.

DETALHE: Saiu por 1 mil dólares as fotos.

Seja como for, São Roque ficou mais tranquilo ao darem essa igreja em sua homenagem.