Abrir menu principal

Desciclopédia β

James Wan

James Wan é um cineasta australiano nascido na Malásia e radicado nos Estados Unidos. Não se preocupe em entender isso, porque nem o próprio James entende.

温子仁
Jigsaw infancia.jpg
Seu alter ego
Nascimento 27 de fevereiro de 1977
Kuching, Malásia
Nacionalidade Australiano (?)

Cquote1.png Pff... Amador! Cquote2.png
Sam Raimi sobre James Wan

Como todo oriental que se preze, James sempre teve fetiches por coisas estranhas como tentaculofilia, guro e outras bizarrices que só se vê em hentai. No entanto, ele queria ver aquilo tudo acontecendo com pessoas de verdade, e não com desenhos toscos. Sabendo que dificilmente alguém faria um tokusatsu naquele estilo, James resolveu fazer ele mesmo alguma coisa do gênero, e escreveu o roteiro de um filme de terror no estilo torture porn.

Conheceu alguns malucos sadomasoquistas já perdidos na vida que aceitaram atuar naquela porcaria que ele escreveu, e assim nasceu a franquia Jogos Mortais. Mas não o primeiro (e único que presta) filme da série, e sim um curta-metragem horroroso feito com baixo orçamento e cenários mais vagabundos que os do Chapolin Colorado. Mas, sabe-se lá como, teve gente que gostou, e com isso, James passou a ser considerado um diretor de cinema cult.

Quando conseguiu juntar grana o suficiente, aí sim vieram os longas de Jogos Mortais. Nos intervalos de lançamento entre um e outro, ele dirigia outros filmes só para encher linguiça, todos também de terror.

Atualmente, ele está filmando Velozes e Furiosos 7, mas trouxe más vibrações para o set de filmagens e acabou lançando uma maldição no ator principal Paul Walker, que virou presunto antes que o filme ficasse pronto.

v d e h
Game Over!
Jigsaw Mask.jpg


v d e h