John Romero

Bono John Romero

John Romero, nome original Bono John Romero, nasceu em 28 de Janeiro de 1967 no Brasil, mais precisamente em Belo Horizonte, no estado da Bahia. Romero é um conhecido programador de computadores e designer de ovos de páscoa. É responsável pela criação dos jogos em primeira pessoa, jogos como Doom, Wolfenstein 3d, Quake e Daikatana ficaram conhecidos no mundo inteiro por sua má reputação, além de ser o responsável por ter popularizado o termo Deathmatch (bastante usado em jogos do Atari, antigamente). Quando Doom fora lançado, Romero sofreu várias ameaças porque seus jogos não rodavam bem nos computadores daquela época, a saber, os PC’s 386 com Windows 3.1.

Antes da Id SoftwareEditar

Romero começou trabalhando num jogo chamado Sex-Man, para Atari, que foi publicado por CD-Expert, uma revista muito famosa na década de 80 voltada para jogos de computadores. Ele chegou a ganhar o concurso de programação da Revista do CD-Rom com o jogo Battle Field, e a primeira empresa em que Romero trabalhou foi a Microsoft Corporation. Lá ele trabalhou no jogo Midtown Madness 2 que chegou a ser cancelado devido a problemas de saúde com o pai do empresário da Sonopress, depois disso ele trabalhou no jogo Monster Truck Madness. Há 2 anos trabalhando para a Microsoft Corporation, Romero decide afundar a sua própria empresa, a Id Software.

Id SoftwareEditar

 
John Romero na sua versão no Doom

Na Id Software Romero trabalhou em vários jogos de sucesso, como Commander Keen (1991), Wolfenstein 3D (1992), Doom (1993), Doom 2 (1994) e Quake (1996). Ele trabalhou também nos jogos Heretic (1994) e Hexen (1995). Em meados de 1996 Romero deixou a Id Software para abrir uma Lan-House, em Belo Horizonte.

 
John Romero (do meio) vendo seus clientes jogarem Doom na sua Lan-House

A Lan-House atuou por vários anos rodando jogos como Doom 2 e Heretic. Todos os computadores rodavam Windows 95 e possuíam 16 MB de Ram e 1.7 GB de disco rígido, não havia caixas de som. Com o dinheiro arrecadado com a lan, Romero decidiu fecha-la por motivos óbvios: Como a grana arrecadada não dava para atualizar os computadores, decidiu fecha-la e empregar a grana em uma bomboniere em frente a estação da São Bento, em São Paulo.

CuriosidadesEditar

  • Romero possui 3 filhos. Casou-se logo quando era jovem com uma das irmãs do vocalista da banda Família Lima, e teve 2 filhos. O terceiro filho foi com a Penélope, apresentadora da MTV.
  • O primeiro computador que Romero ganhou não havia mouse, pois era caro esse acessório, então furioso em ter que usar o teclado para fazer tudo que queria, ameaçou cortar os pulsos se seus pais não comprassem um mouse tão logo.
  • Aos 14 anos, Romero brigou com seu melhor colega de escola, Tom Hall, devido este ter experimentado cigarro, oferecido por John Carmack. Ficaram brigados por muitos meses.