Abrir menu principal

Desciclopédia β

Jumento de garimpeiro

Felicitando o garimpeiro pelo dia ganho: Agora eu quem tenho que levar esse peso todo, filho da puta.

Jumento de garimpeiro é o modo econômico com que os garimpeiros do México usam para economizar com transporte e, esses animaizinhos aguentam muita carga, tanto o garimpeiro quanto o jumento. Bom também porque evitam assaltos, caso roubarem o produto do garimpo, não levam o transporte por falta de interesse, bem como o transporte pode proteger a carga dando coices. Algumas vezes eles aturam risadas por estarem usando um jumento, mas isso é o de menos.

...e o Quico?Editar

O Quico na verdade confundiu a máquina de fotografia do Seu Madruga com um jumento de garimpeiro, não porque tinha quatro patas e levava tesouros(ou imagens de tesouros), mas porque o Seu Madruga disso pra ele que a máquina era isso, então ele não percebeu a ironia apesar da grande capacidade que o Quico tem de captar rapidamente esse tipo de coisa, ele levou ao da letra e disse à sua mamãe, mas a dona Florinda explicou que a máquina não era isso, nem o Seu Madruga, apesar do Seu Madruga parecer um jumento de garimpeiro. Uma ofensa bem grave, não pelos jumentos serem os piores bichinhos do mundo, mas porque o Seu Madruga nunca tentou trabalhar como jumento de garimpeiro,

 
Escolhendo o melhor jumento de garimpeiro.

embora só tenha faltado tentado fazer isso, mas não tentou. Até porque se ele tentasse trabalhar como jumento de garimpeiro, alguém da Vila do Chaves daria um jeito de atrapalhar, como sempre acontece, quando o Seu Madruga está tentando trabalhar, depois chamam ele de vadio, mas não deixam que ele faça nada sem que atrapalhem.

Como jumento de garimpeiro, o Seu Madruga não aguentaria muita coisa, nem o produto, nem o garimpeiro, mas se ele fosse de bicicleta faria bem o serviço, pois tem arte do equilíbrio sobre a bicicleta com muita carga, como já explicou uma vez, que conseguia levar sem perder o equilíbrio, muitos e muitos quilos de lenha, em todo caso, como jumento de garimpeiro, mesmo com bicicleta, ele não tentou. Tampouco sua câmera fotográfica serviria como jumento de garimpeiro, no máximo ela conseguiria fotografar o jumento, o garimpo e o garimpeiro... isso se ninguém atrapalhasse, coisa quase impossível.

Apenas fotografar o jumento, já seria uma grande proeza, não que o Seu Madruga não domine a arte da fotografia, pois tira até debaixo d'água com tsunamis e tudo e até em crateras de vulcões(...), faz selfies com tubarões, etc... mas é difícil com o Chaves por perto derrubando a câmera.

Pra onde vai essa carga toda?Editar

 
Na falta de jumentos de garimpeiro, pode-se fazer uso de veados...

Onde poderia ir um jumento de garimpeiro? Isso depende de que tipo de coisa foi garimpada: Não importa o que seja, de alguma forma sempre se aproveita. Já a câmera do Seu Madruga vai pra qualquer parte e, consegue fazer fotografia, a não ser que o Chaves esteja junto, se estiver o Seu Madruga tem que amarrar ou prender o Chaves em algum lugar, mas como isso não é possível pois o Seu Madruga corre o risco de ser preso por maus-tratos a cachorros à crianças indefesas como o Chaves, então acaba por planejar tirar 50 fotos e acaba com sorte, tirando apenas umas dez, quando o Chaves estiver ocupado comendo, cagando ou batendo no Quico.

Todo jumento de garimpeiro sabe que não pode andar por certos lugares, sendo perigoso, pois está levando coisas preciosas, então deve passar longe de lugares onde possa ser assaltado ou até morto e seu precioso dono. Sabemos disso, embora se os assaltantes não sejam os mais habituais, mas do tipo craqueiros e noiados em crise de abstinência, não queiram saber se é um garimpeiro e seu Madruga jumento com talvez quilos de ouro ou pedras(não as que eles usam), ou se é uma criatura com dez real passando sem nem o jumento: atacam sem muitas distinções. Um jumento de garimpeiro consciente sabe que deve estar pronto pra tudo e, distribuir coices de preferência sem perder a carga e, ainda defender o garimpeiro, então se aparece qualquer tipo de animal muito estranho, o jumento já ergue as orelhas e fica bem atento.