Abrir menu principal

Desciclopédia β

Charlemagne-4.jpg Este artigo se trata de um álbum

E a Carla Perez já completou o dela com figurinhas da copa.

Conheça o resto da playlist clicando aqui.

Certificação Vendas
Diamond2.png
Este álbum/single recebeu disco de Diamante por
vender mais de um milhão de cópias pirateadas

Cquote1.png Meu álbum predileto! Cquote2.png
poser de Led Zeppelin sobre Led Zeppelin
Cquote1.png Até hoje só baixei esse aí do 4shared Cquote2.png
Fã número 1 da banda em depoimento
Cquote1.png O disco quatro é o meu preferido! Cquote2.png
Clodovil Ronaldo Esper sobre The Fourth Album

Capa de Led Zeppelin IV

Led Zeppelin IV, conhecido como Four Symbols, The Fuckin' Album, Zoso ou O álbum do velho levando pau nas costas foi o quarto álbum da banda ingresa Zé do Leppelin e também o mais vendido, mais lembrado, mais copiado e mais baixado ilegalmente na história do conjunto.

Não se sabe porque todo mundo gosta tanto desse álbum. Como sempre as músicas são as mais soníferas possível, com acordes que de longe lembram mais o country que o rock n' roll. Tal sucesso rendeu aos integrantes da banda 23 discos de platina, 46 de ouro, 13 de diamante e 260 de latão.

Graças a seus símbolos apresentados no disco, ninguém nunca sabe qual o título correto da referida composição. Segundo Jimmy Page, este é o álbum de número 4, já Robert Plant afirma que é o quarto álbum e a Wikipédia afirma que é o álbum que veio depois do terceiro.

Led Zeppelin IV foi o melhor álbum da banda. Depois disso eles nunca conseguiram fazer algo igual, o que fez John Bonham se matar em 1980 por overdose de Guaraná Jesus devido à concorrência de uma nova banda de maconheiros: o Pink Freud.

Também foi um álbum que na época foi uma exceção por conter apenas oito músicas. Pois é, dessa vez os integrantes do conjunto resolveram moderar a quantidade de dorgas utilizadas durante a composição e a gravação da obra.

Índice

Significado dos SímbolosEditar

 
Os satânicos símbolos do álbum.
  • O símbolo relacionado a Jimmy Page não significa porra nenhuma, mas geralmente é a representado pela palavra Zoso, homenagem a aquele palhaço do SBT.
  • John Bonham era fã dos Jogos Olímpicos e por isso escolheu seu símbolo como uma homenagem aos Anéis coloridos da Olimpíada.
  • O emblema de John Paul Jones é uma réplica do logotipo da Mitsubishi.
  • E o símbolo de Robert Plant representa a pluma de uma deusa egípcia que ninguém se importa.

IntegrantesEditar

MúsicasEditar

 
O Cachorro Preto de Jimmy Page, ao lado do Cachorro Branco de Robert Plant. Ambos acabaram de roubar as drogas dos donos.
 
Mario fazendo a difícil escalada ao paraíso

Ao contrário dos álbuns anteriores, neste você já não começa dormindo. Canção feita em homenagem a um cachorro preto que ficava entrando e saindo durante a gravação e que confundia a cabeleira de Robert Plant com uma fêmea.

  • Rock and Roll

Um show à parte de John Bonham (só perdendo, é claro, para "Moby Dick" do II). Os sons da bateria ocupam praticamente tudo o que se entende por essa música, tirando o fato de Plant ficar apenas gemendo ao fundo. Não há guitarra, e muito menos baixo.

  • The Battle of Evermore

Grande homenagem ao pagode e seu cavaquinho. É nesta música que você dormirá com certeza. Tão ruim que inclusive é cantada pela Sandy.

A famosa escalada ao paraíso. Se você quiser realmente ouvi-la, terá colocar o volume no máximo. Fala da tal mulher que queria comprar uma escada pro céu e blá, blá, blá. Tirando as referências ao paganismo, dispensa comentários.

  • Misty Mountain Hop

Sem dúvida a pior música do disco. Com acordes que mais parecem musiquinha de criança, conta o dia em que Page estava passeando pelo parque e viu um monte de hippies querendo descolar umazinha para ele, até que a polícia chegou e o pôs para fora do local.

  • Four Sticks

Canção composta por Elvis Presley. Conta a história de quatro varas, uma completa suruba.

Música feita por Page e Plant enquanto viajavam para Desciclocity, Califórnia, narrando a chegada a esse fantástico lugar onde acabaram tendo problemas com uma drag queen (rainha sem rei).

  • When the Levee Breaks

Hit composto em 1870 por um cantor de blues fracassado, que acabou por ganhar um monte de versões, entre elas a do Led Zeppelin. Mais um show à parte de John Bonham e Jimy Page, cuja bateria e guitarra ocupa praticamente toda a música.

ClipeEditar