Abrir menu principal

Desciclopédia β

Liquidação

Nota: Se deseja ver o artigo sobre queimar mercadorias em estoque, clique aqui.


Cquote1.png Quer pagar quanto? Cquote2.png
O chato da propaganda das Casas Baía sobre Liquidação
Cquote1.png É amanha! É só uma vez no ano! Cquote2.png
Locutor da propaganda do Ricardo Eletro em todo comercial semanal sobre Liquidação
Cquote1.png [...] o gerente ficou maluco! Cquote2.png
Locutor do comércio da sua cidade sobre Liquidação

Um exemplo de Liquidação: Para vender todos os produtos, o comerciante pode oferecer um brindes de grátis.

Segundo o conceituadíssimo diccionário Aurélio, entende-se por Liquidação o "Ato de liquidar", algo comumente praticados por estabelecimentos comerciais para a venda dos produtos poucos vendidos aqui no Brasil. As líderes neste segmento são a Ricardo Eletro, Casas Bahia, e outros estabelecimentos que tem como público alvo pessoas com menor poder aquisitivo em geral.

Índice

Tipos de LiquidaçõesEditar

Uma Liquidação é feita para que uma loja, firma, organização, corporação, uma multinacional, e dentre outros tipos de organizações, possam vender os produtos das lojas que não conseguiram vender, ou pelo produto ser muito caro, ou pelo publico alvo ser muito pobre, ou seja, não ter dinheiro naquele momento. O lojista então tem de atrair os clientes, oferecendo pequenas retribuições, como brindes por exemplo.

Mas existem outras variedades de liquidação, exibidos logo abaixo (↓).

Troque o "velho" pelo novoEditar

 
Algo comum de se ver em uma das lojas da Casas Bahia..

O Ricardo sabe o quanto que você penou para pagar esse seu computador aí em 10x sem juros. Com o objetivo de te ajudar com esse problema, ele e seus parceiros tiveram essa brilhante ideia. A ideia consiste em usar aquela televisão de plasma, com 42" (polegadas) que você comprou a R$ 1500,00 e trocar por um modelo mais novo que custe D$ 2499,00*, por exemplo. O produto "velho" não precisa ser necessariamente antigo, basta que você tenha tocado nele. Segundo algumas bases científicas, um produto é capaz de se degradar em 34,8% quando alguém o toca assim que sai da caixa.

Quando se faz a troca do velho produto por um novo, eles te pagam 0,005% do preço original do seu produto, para uso exclusivo na compra de um outro produto 5 vezes mais caro, mas com 0,0025% de desconto (vulgo 70% OFF!) na troca pelo velho. Esse recurso é muito utilizado em comércios de carros e de móveis.

* - valor em Dilmas (desvalor monetário)

Compre 3 e Pague 2Editar

Assim como o modo de liquidação dito anteriormente, este recurso é muito usado para vender aqueles produtos que quase ninguém que compra, onde comprando uma quantidade X de um produto você leva um outro igual. Neste caso, o valor do produto supostamente retirado do pagamento final se encontra embutido no preço dos itens pagantes.

Tem seu uso bastante difundido pela Polishop, como demonstrado no video disponível no final da página. Também é usado em liquidações de lojinhas de R$1,99 e nos Camelôs.

Desconto por QuiloEditar

Isso é usado mais em feiras improvisadas ou de vendedores de rua, onde o vendedor pode ser do campo e pode possuir uma imensa plantação de melancias ou de batata (ou não), e que para não ser engado pelo venedor das zeelites que pagam para ele uma merreca, eles simplesmente põe seus produtos a um preço bem amigavel, ou não.

Brindes de graçaEditar

 
Compre em uma de nossas lojas e de grátis...

É o famoso compre e leve de grátis!. Esse recurso é usado quando um gerente não consegue zerar o estoque de um produto com nenhuma das liquidações mencionadas anteriormente. Consiste na venda de um produto com um pequeno reajuste no preço, reajuste este que servirá somente para evitar um caixa empobrecido com a "entrega" de alguns produtos como brindes.

 
...vai poder estudar aqui!
  Legal né filhão?  
Pai sobre brinde da Casas Bahia

Quando uma loja oferece alguma viagem de brinde, ou bolsa de estudos na faculdade de seu produto mais vendido(...), ela também se encaixa nesta categoria, como a Casas Bahia oferecendo uma bolsa na Universidade Positivo(?), além de oferecer um diploma ao cliente, já faz uma propaganda, assim tirando uma graninha extra por cima. Essa categoria é bom pra todos.

Outro exemplo é a Polishop onde você compra uma centrífuga qualquer, e ganha de brinde um livro com 400 receitas, ou um aparelho de ginástica e ganha um guia de sucos.

Outros estabelecimentos que praticam esta modalidade de liquidação são a Magazine Luiza, Marabráz, e outras lojas que gostam de agradar o consumidor.

Exemplos de LiquidaçõesEditar

Aqui vai algumas imagens de liquidações de quebrar a boca da bctdo balão

ResumoEditar

Liquidação é tanto ao pobretão mas que tem uma graninha extra e torra tudo para estocar um produto na sua casa tipo cachaças ou leitinho para a criança, como também serve ao rico, para comprar um monte de tosquices e vende-los a 40% mais caro do produto, enfim isso sim é que é um comercio justo aos dois lado, dependendo no que se promove. No fim o que vale é a fidelidade do cliente.

Videos LiquidaçãoEditar

Veja tambémEditar