Mão invisível

Quevedo25on.gif Este artigo trata de coisas que nón eczisten!

Este artigo trata de algum mito, lenda, conto, história de pescador ou desculpa esfarrapada. Tome cuidado, pois você pode espirrar e ter sua alma levada pelo capeta caso alguém não fale saúde.

Milton friedman.jpg Mão invisível é LIBERAL!

Ele(a) é a favor das liberdades dos gays, da laicidade do Estado, da liberdade econômica, da liberação do aborto, de armas e drogas para menores de idade, mas fala em luta de classes pra você ver...

VAMOS LIBERAR GERAL!


Mão invisível foi um escrito inútil termo introduzido por Adam Smith em "A Riqueza das nações" para descrever como numa economia de mercado, apesar da inexistência de uma entidade coordenadora do interesse comunal, a interação dos indivíduos parece resultar numa determinada ordem, como se houvesse uma "mão invisível" que os orientasse (O QUE? NÃO ENTENDI PORRA NENHUMA!). Ou seja, todo mundo está comendo junto o seu dinheiro e você não faz absolutamente nada.

Mão invisível na DesciclopédiaEditar

O conceito da "mão invisível" é fácil de compreender para qualquer descíclope experiente. A Desciclopédia é uma organização informal de hierarquia Idiota achatada, onde os indivíduos interagem, trocam merda informação e chegam a um "produto final" sem existir qualquer "plano quinquenal" ou um "comité central" (Ou não...). Apesar disso, na Desciclopédia, o trabalho flui, como se fosse organizado por uma "mão invisível". Os contribuidores encontram um espaço onde podem cagar concretizar e implodir expandir os seus interesses e potencialidades, sem limites que não sejam o respeito pelos outros indivíduos.

MonopóliosEditar

 
Exemplo de Mão invisível.

Adam Smith viu na formação de monopólios mafagafos, ou seja, a concentração de poder do mercado nas mãos de poucos produtores (no extremo apenas um, como o da cachaça no Brasil) apoiados por um Estado intervencionista, como um dos perigos ao funcionamento da economia de mercado. Mais uma vez, traduzido para a "universo" da Desciclopédia, encontramos um conceito familiar: a famosa "panela", a concentração de influência nas mãos de uma "oligarquia" de desciclopedistas. Um fenômeno a ser combatido. Mas quem poderá combater? Quem poderá salvar a DP deles? Será que você pode fazer isso, WildBill?

ConDistorções e o funcionamento da "mão invisível"Editar

Havendo distorções à plena "liberdade de mercado", como a exemplificada acima, a mão invisível fica "paralisada" e já não auxilia o sistema. A "assimetria de informações" (CUMA?) - isto é, o fato de alguns saberem mais do que outros - também contribui para prejudicar o funcionamento adequado da "mão invisível". Analisando esse fenômeno em relação a Desciclopédia, existem users mãos invisíveis não temos nada pra mostrar, a não ser a sua cabecinha pequenina, senhor Anônimo, que não percebeu até agora que eu estava de saco cheio e decidi plagiar uma página da Wikipédia e tirar onda com sua cara cheia de espinhas, seu nerd!