Abrir menu principal

Desciclopédia β

Magnêncio

Romanopre.jpg ROMANI ITE DOMVM!!!

HÆC ARTICVLVS ROMANVM EST. LATIM LOQVÆBITVR. NON INTERLEGIT? HVMORIS PRIVATVS NON EST. MVITISSIMVS ENGRAÇATVS! SED ROLA MEAM VADE MAMARE! VADE FŒDERE CVM PORRIBVS NOSTRVM.

Spqrpre.jpg


NovoWikisplode.gif
Para aqueles sem senso de humor, os espertalhões da Wikipédia têm um artigo (pouco confiável) sobre: Magnêncio.



Cquote1.png Você quis dizer: Magnésio? Cquote2.png
Google sobre Magnêncio
Cquote1.png Experimente também: Magneto. Cquote2.png
Sugestão do Google para Magnêncio

Em latim Magnentius ou Magnêncio ou Magneto ou Magnésio ou Magno foi um imperador romano de Roma.

Índice

HistóriaEditar

 
Imperador Magneto Magnêncio, o usurpador.

Magnêncio era filho de Magna com Fudêncio, que deste criança gostava de se auto-proclamar dono do pedaço onde estava. De tudo ele era dono, dono do berço, dono da sala, dono do vaso sanitário, dono do hospital, dono do inferno, tudo ele queria ser dono e para isso, se auto-proclamava-se a si mesmo. E não foi diferente ao se tornar imperador.

Antes de se auto-proclamar imperador, Magnêncio se auto-proclamou chefe dos guarda-costas do imperador Constante, e com isso, passou a ter mais influência sobre os outros soldados cabeça oca. Ao perceber que poderia controlar quase 100% do exército, Magnêncio viu que poderia facilmente chegar ao poder. E não demorou muito para isso.

Subvertendo a mente dos pobres soldados, Magnêncio os convenceu a ficarem descontentes com o a administração do então imperador, dizendo que Constante não era um cara constante, que mudava muito de humor, que não tomava banho, que era mal criado, não obedecia os mais velhos, e que era um bobo, feio e cara de mamão. Não demorou muito para todos se revoltarem contra tais atitudes do imperador, e após uma rebelião em uma das unidades da FEBEM, escolheram Magnêncio como novo imperador de Roma.

Vida PolíticaEditar

 
Moedinhas de Magnêncio, nem ele poderia ficar sem.

Diferente do antigo imperador, Magnêncio alcançou rápida popularidade entre seus eleitores súditos, sendo querido tanto por cristãos quanto por pagãos. Após se tornar o queridinho da galera, Magnêncio achou que tudo estava perfeito, e não se preocupou mais com nada.

Só que ele não contava era que o ex-imperador Constante, havia corrido para casa de seus familiares, chorando, e disse para todos as crueldades que Magnêncio havia dito a seu respeito. Com isso, Constante foi morto por seus próprios familiares, pois estes não poderiam ser envergonhados com a presença de um derrotado entre eles. Após matarem Constante, todos se reuniram para achar uma forma de recuperar o poder de Roma.

Enquanto isso, Magnêncio tentava em vão conseguir a lealdade de algumas províncias da região, pois a casa de Constante havia espalhado para todos o que Magnêncio havia feito para tomar o poder, e o quão sujo e feio este novo imperador era. Ao saber disso, Magnêncio declarou guerra à esta família, que prontamente aceitou o convite.

MorteEditar

 
Reconstituição do suicídio de Magnêncio.

A batalha foi marcada para as quatro horas da tarde de domingo. Um horário impróprio para combinar de fazer guerra, pois é nesse horário que passa futebol na TV. Com isso, mais da metade do exército de Magnêncio não foi para guerrear, preferindo ficar em casa vendo o jogo do seu time.

Assim, ao perceber que os soldados da casa de Constante eram mais leais que os seus, Magnêncio ficou muito, mas muito triste com isso, e resolveu tirar sua própria vida.

Isso só nos ensina mais uma grande e valorosa lição. Não adianta você querer se dar bem fazendo a cabeça ou manipulando votos de terceiros, pois um dia a casa cai, e você se fode bonito.

Ver TambémEditar


Precedido por
Constante
 
Imperador Romano

350 - 353
Sucedido por
Constancio II



Imperadores Romanos

Júlio-Claudianos
Otávio AugustoTibérioCalígulaCláudioNero

Guerra Civil e Flávios
GalbaÓtonVitélioVespasianoTitoDomiciano

Antoninos
NervaTrajanoAdrianoAntonino PioMarco AurélioCômodo

Severos
PertinaxDídio JulianoSétimo SeveroCaracalaMacrinoHeliogábaloAlexandre Severo

Zorra Total ou Quem der mais leva
Maximino TrácioGordianos (I, II e III)Filipe ÁrabeDécioTreboniano GaloValerianoGalienoCláudio II GóticoAurelianoProboCaroCarino

Tetrarquia e Constaninianos ou Agora somos cristãos, Amém!
DioclecianoConstantino MagnoConstantino IIConstanteMagnêncioConstâncio IIJuliano ApóstataJoviano

Valentinianos e Teodosianos ou Corra que os bárbaros vêm ai
Valentiniano IValenteValentiniano IITeodósio MagnoHonórioConstantino IIIValentiniano IIIPetrônio MáximoÁvitoMajorianoLíbio SeveroAntêmioOlíbrioGlicérioJúlio NeposRômulo Augustulo