Abrir menu principal

Desciclopédia β

Mar Cáspio

Mar Cáspio é um lago que é mar mas não é oceano e nem laguna mas sim lagoa marítima. Conforme o tabuleiro do War, o Mar Cáspio banha o Oriente Médio, Aral e Moscou.

HistóriaEditar

 
Uma das criaturas do Mar Cáspio.

Os primeiros habitantes do Mar Cáspio foram o povo Dmanisi, os ascendentes dos georgianos que já na época usavam o Cáspio para explorar bacalhau, bailarinos, ópio e mulheres nuas para exportarem para a Europa.

O nome do lago evidentemente vem da caspa, um mal muito comum dos antigos habitantes locais que não tinham xampus e lavavam os cabelos apenas utilizando a salubre água do Mar Cáspio, o que piorava a condição de suas respectivas caspas. Pelo menos piolhos não tinham.

Mais recentemente, quando o Mar Cáspio foi nacionalizado pela Dudinka uma crescente poluição passou a atingir o Mar Cáspio. Como os soviéticos nunca se preocuparam com a natureza eles continuam poluindo a lago até hoje contribuindo com o aquecimento global, algo que é bom para eles.

ExploraçãoEditar

O Cáspio é uma das zonas de maior produção de petróleo no mundo e motivo do Daguestão desejar o separatismo. Recentes pesquisas da Petrobras anunciaram a presença de grandes reservas de petróleo nas profundezas do lago no que eles denominaram de Pré-Sal, mas o debate sobre a divisão dos royalties entre a Pérsia e União Soviética atrasam a exploração das profundezas do lago.

O Azerbaijão sempre foi famoso por usar o Mar Cáspio para colocar suas caravelas e zoar os georgianos que tem costa marítima (embora os únicos que realmente tenham costa marítima são os armênios no Mar Negro).

O Turcomenistão explora no Mar Cáspio o caviar (que chama lá de Tshuklentklstololovsky). É claro que não são os turcomenos que desfrutam dessa iguaria, eles exportam todo caviar para a França onde comem essa frescura, em troca de 1000 kg de carne.

HidrografiaEditar

Os principais afluentes do Mar Cáspio são os Rio Volga e Rio Ural, que são poluídos por mais de 8000 cidades.

O norte é mais raso e o sul mais profundo. Por isso o kraken vive é no sul onde está a Pérsia.