Abrir menu principal

Desciclopédia β

Martim Afonso de Souza

Cquote1.png Hum... chegamos no Rio de Janeiro? Cquote2.png
Martim Afonso de Souza sobre São Vicente


Mapasantos1.jpg

Atenção:Este artigo foi feito por um santista. Daí as referências jocosas à cidade perdida de São Vicente


Martim enrola seu cigarro de palha vicentino. Observem pelo título que naquela época longínqua as regras de enquadramento aparentemente não existiam

Martim Afonso de Souza foi o fundador de São Vicente, e oficialmente o primeiro colonizador do Brasil, e virtualmente o único prefeito de São Vicente.

Partiu em mil e bolinha de Portugal em nome Del-Rey D. João III e chegou em 1532 na Baixada Santista. Todos se perguntam porque Martim não parou em Natal ou Porto Seguro que eram mais perto, já que economizaria combustível. Alguns dizem que ele parou foi em Cananéia e Ilha Comprida, mas isso é especulação.

Martim não tinha lá muito senso urbanístico, pois fundou São Vicente para ser a primeia cidade porém alguns anos depois Brás Cubas fundou Santos do lado, já que São Vicente, e as horrorosas praias do Itararé e Gonzaguinha não tinham onde parar as caravelas, exceto na Ilha Uburuqueçaca, famosa por suas cobras.

Martim, doido para gastar combustível, pegou suas caravelas e rumou mais ao sul, onde desejava passar o Carnaval na Ilha do Mel, fundar Florianópolis e conquistar Buenos Aires. Porém naufragou em Santa Catarina. Escapando, pegou suas caravelas restantes e voltou para Portugal, onde resolveu se aposentar.