Abrir menu principal

Desciclopédia β

Mem de Sá

Nova Bandeira da Bahia-Desciclopédia.PNG Colé moral, essi negoçaqui é da terra do dendê. O tio qui feiz issáqui é cuncerteza baiano, intõ, sinhá disgraça de lá do sul da minha caceta, num méxi nas porra daqui nã, vu? Ô vô rumaladsgraça e inda chamo a barrêra pá ti pancá, seu comédia.
PoR-Death.gif Mem de Sá já morreu!

Foi enfrentar madeireiras na Amazônia...

Clique aqui pra ver quem te espera no inferno

Cquote1.png Você quis dizer: Sandra de sá? Cquote2.png
Google sobre Mem de Sá

Pain de Sá.

Mem de Sá ou Pain de Sá é conhecido pelos pedreiros como "bichinho retado, preguiçoso, safado, cabrero e sem vergonha foi chámado pelo painho pá tumá posse da Bahia e dar uma durminha em Salvador".

Índice

Por que veio ao Brasil?Editar

Mem de Sá era um renomado Pai de Santo, convocado pela coroa portuguesa para jogar muito Candomblé no povo Baiano que insistia em se revoltar pois estavam sendo obrigados a trabalhar em condições sub-humanas (Sem Rede).

 
Mem de Sá após um solzinho baiano e vestido para fazer macumba.

Sua açãoEditar

Inicialmente, o Candomblé não era popular na Bahia, masgraças a esse Pai-de-Santo, tal profissão ficou muito admirada.

Início erradoEditar

Mem de Sá, quando entrou todo vestido de branco e cheio de apetrechos na comunidade Baiana, foi muito mal visto, sendo comparado a uma bixona carnavalesca. O povo baiano se revoltou ainda mais quando para tentar acalmar a furia dos revoltados tentou usar conchas e dancinhas estranhas. Na bahia, todos sabem que a Lei é a Pexera, e Mem-de-Sá acabou sendo ameaçado diversas vezes por Baianos Preconceituosos quanto a opção Gay.

Reviravolta e adquirindo pazEditar

Tentando fugir de baianos retados, Mem de Sá iniciou uma macumba infalível, conhecida como Macumba do Sacu Muxo. Tal macumba fazia o pinto de quem o queria morto cair como pedra! O Primeiro a sofrer com o ataque de tal magia foi Antônio Carlos Magalhães, que todos sabem, estava vivo naquela época. Tendo o chefe-líder-supremo da Bahia em seus pés, Mem de Sá fez a revolta acabar, ficando conhecido como o pai-de-santo mais famoso da terrinha do axé.

Realizando a macumba do Sacu MuxoEditar

Você vai precisar de:

  • Uma roupa branca
  • Enfeites feitos de coquinhos, lantejoulas e outras frescuras de diversas cores e tamanhos
  • Público
  • Gritar como Louco
  1. Inicie o ritual gritando e berrando Saco-Muxo cai nochão, de cima vai pra baxo, ficá de paumolão.
  2. Realize uma dança sem sincronia alguma, e fique fazendo careta enquanto recita o verso acima.
  3. Quando o público tiver sua atenção, Você abaixa as calças e mostra a Bunda.

Pronto, todo mundo vai brochar!

Morte de Mem de SáEditar

Mem de Sá morreu. Ele não conseguiu a formula parater vida longa igual ao ACM, mas o pai-de-santo durou. Ele morreu ao realizar a macumba que foi pedida a ele por Ruth Romcy para recuperar a doce beleza quea idade já havia levado. Tal macumba foi tão forte que o coração de Men de Sá não suportou a energia, fazendo o mesmo ter uma Parada Fulminate do Coração. Ruth Romcy continuou com o mesmo rosto arcaico que possuia aos seus 380 anos de idade.

Contribuições de Mem de SáEditar

Todos os costumes baianos referentes a macumba e candomblé. Isto é, nada que seria utilizado em outros estados ou países.