Abrir menu principal

Desciclopédia β

Microrregião do Cariri

185.gif Todos seu imagem são pertence a nós!
Este artigo possui pouca nenhuma imagem faça seu tempo! Mova Anônimo para grande justiça!
BandeiradoCeará.jpg EITA PAU!

Pense num artigo mó limpeza, que vêi de jegue diretin do Ceará, bixin. Se tu frescá cum ele, maxo véi, o Beco da poeira tôdin vai arrombá o teu boga, seu fí de quenga!

Imagem.asp.jpg

A Microrregião do Cariri, também chamada às vezes de Crajubar, é um feudo situado no sul do Ceará, composto pelas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, e agregados.

Índice

O desmanteloEditar

CratoEditar

 Ver artigo principal: Crato.

Fundada no fundo (?) de uma cratera, no ano de não sei quanto, é praticamente uma das mais antigas, senão a mais véia. Anualmente, é realizada uma espécie de convenção que costuma atrair muita gente; porém, infelizmente os preços das bugingangas sobem imensuravelmente a cada ano que se passa. Um canal incrivelmente cheiroso passa pelo coração da cidade. Possui um clube chamado Serrano, que possui a maior concentração de crianças irrequietas por metro quadrado do Estado. Lá, praticamente todas as pessoas se conhecem, porque quase todas são da mesma família. Recentemente, ergueram nos arredores da cidade uma estátua de Nossa Senhora, pra tentar comparar com a do Padim em Juazeiro e continuar a discussão sobre qual das duas é a maior.

Juazeiro do NorteEditar

 Ver artigo principal: Juazeiro do Norte.

Erguida pelo Padim Ciço, um dos filhos do Crato, é considerada como sendo o olho do furacão, ou o "centro" da bagaceira toda. Apesar das diversas rixas e regionalismos, Juazeiro se manteve firme que nem geleia após sucessivas guerras por independência (e por um nome melhor, já que antigamente se chamava "Taboleiro Grande"). Por fim, após uma amarga derrota sofrida pelo exército de Fortaleza, já que nem mesmo a própria capital aguentava mais tanta fuleragem, Juazeiro se manteve, e hoje sua maior batalha é contra o prefeito (que acredita que sete mais sete é quinze) e os porcos que jogam seus dejetos pela cidade. Essa cidade conseguiu exportar Seu Lunga e a Bicha Muda, dentre outras figuras. O povo de Juazeiro gosta muito das cidades vizinhas, porque acredita que são bairros ótimos para se morar.

BarbalhaEditar

 Ver artigo principal: Barbalha.

Cidade do trio cuja estátua é a menor. Poderia facilmente ter o nome de "Fortaleza do Sul", já que é uma cidade murada, como se pode perceber quando se está chegando perto de lá. Notavelmente, é menos desorganizada (logo, é menos desenvolvida) que as duas últimas; porém, nem mesmo tanto muro pôde impedir que viesse a mundiça e as catrevagens delas também. Possui um balneário, chamado Caldas, que tem fontes naturais super cristalinas, mas fica atrás de trocentas ladeiras e um portal dimensional, e um outro chamado Arajara Park, o qual disputa com Crato (porque o Arajara na verdade é um atalho entre as duas cidades). É lá também onde ocorre a Festa do Pau de Santo Antônio, onde fazem um cacete natural gigantesco e obrigam os bebuns a carregarem o dito cujo nas próprias costas.

AgregadosEditar

São cidades menores, que querem fazer parte da região somente para fins de crescimento próprio, mas que não possuem lá tanta coisa atraente que não seja feno rolando pelas ruas.