Millôr Homemfrito
Não existe almoço grátis!
Milton Friedman, o Paga-lanche
Não existe almoço!
Nicolás Maduro sobre venezuelanos
Meu ídolo!
Pinochet sobre Milton Friedman
Um bando de socialistas!
Ludwig von Mises sobre Milton Friedman
Companheiro! Eu sou o pai do Bolsa Família, mas não conta pra ninguém que minha inspiração foi esse neoliberal aí!
Lula sobre Milton Friedman
Neoliberalzinho de merda!
Ciro Gomes sobre citação acima
Queria ser como ele, mas Bolsonaro não deixa!
Paulo Guedes sobre Milton Friedman
Milton Friedman (1912-2006) é um economista liberal e a maior personalidade da Universidade de Chicago, famoso por ter aconselhado Pinochet à privatizar tudão lá no Chile.
BiografiaEditar
Milton Friedman viveu nos Estados Unidos, na época da crise de 29 e do New Deal, nessa época ele metia o pau nas medidas keynesianas de imprimir dinheiro adoidado, mas ninguém dava mais bola para esses liberais, época em que Ludwig von Mises vivia dando chilique e xingando todo mundo de socialistas, nessa época John Maynard Keynes era a maior personalidade, enquanto os liberais ficavam mendigando atenção. Algum tempo depois, ele ingressou na Universidade de Chicago e ficou anos ensinando lá e recebendo dinheiro público. Quando Ronald Reagan e Margaret Tatcher se tornaram presidente e Primeira-Ministra dos Estados Unidos e da Inglaterra respectivamente, o liberalismo voltou à moda e Milton Friedman se tornou a mior personalidade (pois ninguém dava bola pros doidões austríacos).
Chicago BoysEditar
Milton Friedman escreveu sua grande obra "Capitalismo & Liberdade", dizendo que a liberdade econômica andava de mãos dadas com a liberdade política e que não dá pra desvincular uma coisa da outra, até que o ditador Pinochet, que jogava pessoas do helicóptero, queria privatizar tudão lá no Chile, então uma galera da Universidade de Chicago foi lá fazer essa parada e ganharam cargos nos ministérios. Daí meteram o pau no Milton Friedman, por sair cantarolando que capitalismo combina com liberdade, mas suas ideias foram implementadas na ditadura chilena, Friedman saiu dizendo que não teve nada à ver com isso e falou que não ganhou nem um salgado com Guaravita nessa treta.
Visão econômicaEditar
Milton Friedman é a maior personalidade do neoliberalismo do Século XX, defendia que era pra privatizar tudão mesmo e o que estado só deve cuidar de coisas básicas, mas há quem diga que ele era um socialista, essa galera austríaca acredita que qualquer interferência do estado no mercado é socialismo, pra eles Friedman é um soção por defender Bolsa Família e política de voucher na educação, pois pra eles o estado não deve nem dar umas migalhinhas para os mais pobres.