Abrir menu principal

Desciclopédia β

Missão Velha

Cquote1.png Me chamaram? Cquote2.png
Super Mario sobre a velha missão de resgatar a Princesa Peach mais uma vez

Missão Velha (também chamada de Old Quest pelos mais desbravadores) é mais uma dentre tantas outras cidades do interior do Ceará que ninguém conhece. Teoricamente faz parte da Região Metropolitana do Cariri, mas os residentes de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte desconhecem esse sítio.

Índice

HistóriaEditar

 
A Igreja Matriz de Missão Velha, maior que todo o resto da cidade junta.

Percebendo que haviam caído em um grande embuste, e que lá não havia nada além de mato, índios e muito mormaço, missionários jesuítas perdidos e desenganados resolveram erguer a sua primeira missão por ali mesmo, no meio do absoluto nada, e com o tempo, ela veio se tornar a mais velha missão. Depois, receberam uma nova missão, vinda de Portugal, pra erguer uma missão mais nova... e no meio de tanta missão, até me perdi agora.

E isso ainda num período em que o Brasil ainda não era perfume, mas sim, uma colônia. O lugar meio que tentou prosperar depois de se separar de Barbalha, mas a partir daí estagnou-se, e permanece mais como zona rural do que urbana até hoje. Com menos índios. E mais quintura que antigamente.

EconomiaEditar

Além da venda de produtos comuns, como em todas as cidades de mesmo porte, há um ramo destinado à exportação de praças, e outro, ao aluguel de moradias. Curiosamente, este último não está sendo tão lucrativo, porque muitos não querem morar por lá. Tampouco o primeiro.

PolíticaEditar

A política missaovelhense não é muito diferente das outras cidades do interiorzão, sendo que aqueles mais abastados costumam ser solidários e distribuem balinhas para a população mais carente (a qual, consequentemente, às vezes acaba morrendo de tanta emoção). Aliás, é melhor mudarmos de assunto, certo?

CulturaEditar

Missão Velha é uma das poucas cidades que incluiu as lendas locais no próprio site... Uma dessas lendas aponta que a cidade só não cresceu mais porque muita gente fugiu da mula-sem-cabeça pra Barbalha, para o distrito de Jamacaru, e para debaixo da cachoeira... mas isso é história pra outro gibi.

TurismoEditar

Em Missão Velha há locais muito pouco conhecidos, mas que são considerados pontos turísticos mesmo assim. Os pontos turísticos da cidade são os seguintes:

  • Uma praça.
  • Outra praça.
  • Uma igreja.
  • Outra igreja.
  • Uma terceira igreja, mas desta vez, com uma suástica rosa pintada na fachada.
  • Sítios.
  • Uma cachoeira (o destino de quase toda a produção industrial da cidade. Sendo este último o mais interessante ponto de visita porque quando o turista se sentir desconfortável, pode ficar à vontade, saltando de cabeça do ponto mais alto dela.