Abrir menu principal

Desciclopédia β

Modest Mussorgsky


Modest Petrovich Mussorgsky, ou Модeст Петрович Мусоргский em Russo, é um compositor russo, é também alguém para me trollar pois eu disse que Aram Khachaturian era o único russo presente como compositor. Mas enfim, parece que todos os Russos gostavam do seu folclore e também que o senhor Aram Khachaturian foi o único de todos eles a viver quando a Rússia ia virar comunista, já que esse aqui morreu antes.

Índice

IntroduçãoEditar

 
Modest, não me parece um compositor mas sim um Mendigo.

Modest nasceu no extremo norte de São Petersburgo em uma barraquinha onde foi criado somente por sua mãe. Por não ter livros lá todo mundo se ocupava em manter a casa limpa, Modest se divertia na Floresta até que ele foi atacado por Lobos e passou a ter medo do lado norte dela.

Como ele limpava as coisas e fica vadiando, a sua mãe decidiu ensiná-lo a tocar Piano para ele ter algum entreternimento além de ficar limpando a casa (está aí o porquê as casas de pessoas que moram no interior de Minas Gerais estão sempre limpas: não há o que fazer por lá, então eles se contentam só limpando) depois que ele acabava as suas coisas, a sua mãe que também era desocupada deu aulas de piano 4 horas por dia.

Então ao chegar aos 9 anos, Modest virou um gênio da música e já sabia até compor obras para Piano, pois a mãe tinha ensinado isso a ele, e também porque ele ficou mais um tempo sem ter o que fazer.

Mas Modest decidiu se mudar para São Petersburgo pois lá ele iria se inscrever para virar um Cadete da guarda de Petersburgo e assim tentar acabar com a sua "monotonia" e então abandonando o seu futuro ganha-pão.

Guarda de Petersburgo, Invalidez e MonotoniaEditar

 
Modest antes de conhecer os seus amigos: Álcool, Uísque e o Teor alcoólico 50%.

Título enorme não? Pois bem, aos 18 anos Modest se formou como Cadete e virou um bom guarda bonachão de Petersburgh, acontece que os crimes aconteciam á milhas dali em Moscou enquanto os guardas de Petersburgh ficavam parados e sentados, os que faziam a ronda paravam para beber no bar pois nem um assalto, roubo ou estupro acontecia.

E olha que isso era comum em Moscou.

A pior parte é que nem brigas de bar aconteciam. Mas enfim no bar onde Modest ia diariamente ele tocava piano para a galera em troca de Cerveja até que depois de 20 anos no mesmo bar sem nenhum aviso um maluco vestido de lobo começa a atacar as pessoas então a guarda é ativada pelo governo.

Acontece que Modest foi atacado pela criatura e teve um colapso nervoso, como ele ficou ruim ele conseguiu um certificado de invalidez e também outro do Proctologista por causa do "ataque do lobo".

Então Modest levou uma vida não muito Modesta (mas que ironia) com seus dois diplomas de invalidez mas ela acabou virando monótona afinal não existia televisão na época e a única coisa que ele sabia ler era a palavra "Invalidez" e o Próprio nome. Então como não lia livros resolveu compor músicas só por diversão.

Os livros dizem que ele era uma pessoa "refinada e sofisticada" e tinha estudado e nascido em uma "Família modesta" (só por causa do nome) mas na verdade as suas composições só vieram da diversão.

E essa mentira que ele as baseou na Rússia Medieval é mentira também afinal mal ele sabia ler, enfim ele teve um bom tempo até ser descoberto.

Início de carreiraEditar

 
Markenting de Modest, sem trocadilhos com seu nome. Além da velha da "cara de mendigo".

Depois de seu vizinho escutá-lo tocar e de sua licença dada pelo Proctologista ter expirado ele recorreu à um empresário Russo que quase teve um orgasmo ao ouvir todo o material que transformaria oxigênio em Ouro. Ele fez diversos trabalhos, a maioria óperas tanto que uma delas foi Édipo em Atenas uma espécie de "Beethoven em Nova Iorque" para a época.

Depois de um tempo ele virou até autodidata, que aprendia os instrumentos só ouvindo. Enquanto ele lançava as músicas já compostas por ele e sua monotonia ele acabou parando quando sua Mãe morreu.

Então ele virou alcoólatra e um cantil de Uísque sempre andava acompanhado a ele. Depois de lançar várias óperas e orquestras o seu empresário o colocou para adaptador de obras literárias para obras de óperas, até que recusaram uma ópera com um clássico Russo pois não estava "legal" então ele disse que era para alguém escutar a ópera e dizer se entrava ou não em cartaz.

A ópera acabou cancelada e Модeст Петрович Мусоргский acabou encontrado bêbado embaixo de um viaduto.

O Alcoolismo começa a afastar os amigos e parentes que começam a achar que Modest tinha sido substituído por um Mendigo que fazia Playbacks e a qualidade das músicas dele começa a cair.

Modest então resolve aposentar a música, se mudar para a Bulgária onde um artista pintou o seu último retrato dias antes da morte, cujo retrato é considerado amaldiçoado pois ele anda com ele para onde o retrato for. Enfim está no castelo Bulgáro agora.

MorteEditar

Модeст Петрович Мусоргский morreu quando ele estava em um bar na Bulgária. Então ele desafiou as pessoas lá presentes a falar o seu nome em russo cujo escreveu para eles tentarem falar, naquela noite, todos presentes no bar acabaram morrendo engasgados. Uma das hipóteses da morte foi a tentativa de falar o nome dele em russo: Модeст Петрович Мусоргский.

v d e h
  ♫♫♫ Compositores da Música Erudita ♫♫♫

AlbinoniBachBalakirevBarberBartókBeethovenBelliniBerliozBeyerBizetBoccheriniBorodinBrahmsBrucknerCarlos GomesChopinClara SchumannCorelliCuiDebussyDelibesDonizettiDenzaDukasDvorakElgarFauréFučíkGambolputtyGluckGounodGriegHandelHaydnHolstJoplinKhachaturianLeoncavalloLisztMahlerMascagniMassenetMendelssohnMonteverdiMontiMozartMussorgskyOffenbachOrffPachelbelPaganiniPalestrinaPeppinoPonchielliProkofievPucciniPurcellRachmaninoffRavelRichard StraussRimsky-KorsakovJuventino RosasRossiniRubinsteinSaint-SaënsSalieriSatieScarlatti PaiScarlatti FilhoSchoenbergShostakovichSchubertSchumannSibeliusSmetanaSousaStrauss FilhoStrauss PaiStravinskySuppéTartiniTchaikovskyTelemannVerdiVilla-LobosVivaldiWagnerWaldteufelWeberZappa

Gangue Grupo dos Sem Cu Cinco

Nikolai Rimsky-Korsakov

Mily Balakirev

Aleksandr Borodin

César Cui

Modest Mussorgsky