Abrir menu principal

Desciclopédia β

Monster (anime)


Monster
モンスター
Monstermanga.jpg
Cadê o monstro?
Gênero Hannibal Lecter, Enchição de linguiça
Mangá
Autor Naoki Urasawa
Divulgação Shogakukan
Onde sai Nos manicômios
Primeira publicação 1994
N° de volumes 18
Anime
Dirigido por Masayuki Kojima
Estúdio Madhouse
Onde passa Japão, Alemanha
Primeira exibição 2004
N° de episódios Muitos
Filmes
OVAs

Cquote1.png Não sei. Cquote2.png
Anna Liebert sobre qualquer coisa que lhe perguntam.

Monster é um anime oriundo de algum livro de William Shakespeare e dirigido por Steven Spielberg. Tem episódios pra caralho, é considerada uma obra-prima de enrolação-japonesa.

O anime é extenso, pois faz questão de retratar a vida particular de tudo quanto é personagem que aparece, tem episódios que dá vontade de dormir de tanta papo-furado.

Outro detalhe do anime, é que praticamente todos os personagens sofrem de algum distúrbio psicológico e precisam urgentemente de auxílio de profissionais da área. Coisas como lavagem cerebral e manipulação mental também acontecem repetidas vezes naturalmente. Outro ponto é que todos os personagens tem cara de assustados.

Monster tem a capacidade acima da média dos animes de confundir a cabeça de quem o assiste. Todos os personagens possuem em médio de 3 a 5 nomes diferentes, assim como de 3 a 5 personalidades diferentes tudo para confundir quem assiste o anime.

Índice

SinopseEditar

 
Dr. Tenma quando participava dos seriados médicos do SBT.

A história começa no ano de 1986, na época em que todo mundo achava que o mundo iria acabar e a paranoia reinava na Alemanha (local onde se passa a história). Ainda haviam seguidores de Hitler fazendo as suas emices de sempre e um muro que dividia o mundo em dois. Já não bastava toda essa paranoia, e Pavaroti tem um infarto-aneuro-cerebral e tem que ser operado pelo Dr. Tenma, o protagonista da história. Tudo ocorre bem, Dr. Tenma salva o dia pela primeira vez, porém ele vai a corte suprema acusado de racismo anti-semita, pois ele devia ter operado um turco.

Depois de se livrar da corte, Dr. Tenma jurou nunca deixar ninguém furar a fila do hospital e assim que voltou ao trabalho o prefeito da cidade e um garoto qualquer tiveram algum treco na cabeça e precisavam ser operados pelo doutor. Dr. Tenma decidiu operar o garoto que chegou primeiro na fila. Usou suas magias milagrosas e ressuscitou o garoto que levara um tiro na cabeça e já estava morto. O prefeito por sua vez virou presunto (e os colegas de trabalho de Dr. Tenma? Que bando de imprestáveis, por que eles não salvaram o prefeito então?!). Ninguém gostou disso, e então aconteceu a tragédia na vida do Dr. Tenma e o começo de toda a história.

 
Anna Libert. A mocinha do anime. Quando não está em crise psicológica não está aparecendo no anime.

O garoto que Dr. Tenma salvou, na verdade, era um psicopata-mirim procurado pela polícia internacional, e depois que reviveu matou meio-hospital em agradecimento ao doutor o tornando o grande chefe do hospital. Nove anos depois porém, o garoto (que, por sinal, era muito mau, Johan Liebert) mais maduro decidiu atazanar a vida do cara que salvou-o. Colocou a culpa da tragédia de nove anos atrás no Dr. Tenma, que de uma hora para outra foi demitido do trabalho e sua mulher o largou. Passa a ser procurado pela polícia que o considera algo como médico maníaco. Tenma tem que também aprender a atirar para sobreviver na sarjeta e se sustenta pedindo esmolas em sinais e fazendo ações altruístas de caridade.

 
Uma das raras aparições de Johan. Talvez barganhando com alguém a compra de algum assassinato.

Dr. Tenma decide procurar o garoto que desgraçou com sua vida e dar o troco. Em sua jornada, encontra e conversa com muita gente (todos portam algum tipo de maluquice). Para cada episódio Dr. Tenma encontra uma pessoa nova, que conta toda sua vida para o médico. Depois de 70 episódios e 70 histórias diferentes, todo mundo se reúne numa cidade do interior europeu e descobrem milagrosamente que suas histórias convergem.

As pessoas que mais se intrometem na história de Tenma são:

  1. o detetive testudo Lunge, que se acha uma mistura de Sherlock Holmes com James Bond alemão e tenta prender Tenma em todos episódios.
  2. Eva Heinemann, a ex-esposa de Tenma, muito ciumenta e interesseira, não decide seus sentimentos e alterna episódios atrapalhando Tenma, ajudando Tenma ou enchendo a cara.
  3. Anna Libert (a irmã de Johan Liebert), Dr. Tenma tenta fazer amizade com ela para tentar conseguir achar Johan, mas ela é meio esquizofrênica e não ajuda muito. Johan, por sua vez, passa o anime inteiro economizando dinheiro e frequentando festas de alta classe para no final querer acabar com tudo.

Como pode se reparar, esse anime é repleto apenas de papeação, quando você estiver com insônia, Monster é altamente recomendável (assista de preferência a dublagem original em japonês, que é mais sonífera). Dificilmente se encontra alguém que tenha assistido a todos os episódios do anime, ou que tenha assistido e entendido alguma coisa.

Monstro sem NomeEditar

 
O simpático monstro sem nome querendo devorar alguém.

Nome do best-seller escrito pelo especialista em lavagem cerebral infantil e cultivo de psicopatas-mirins, Franz Bonaparte. O livro é muito bobo, não acrescenta em nada e é difícil imaginar como uma historinha tão sem nexo possa manipular mentes de pessoas.

A historinha:

Era uma vez um monstro sem nome;
Ele tinha dupla personalidade;
O monstro se dividiu em dois;
Um deles foi para leste;
O outro para oeste;
O monstro que foi para leste encontrou um sapateiro;
CHOMP CHOMP CRUNCH CRUHCH, o monstro comeu;
Depois encontrou um padre;
CHOMP CHOMP CRUNCH CRUHCH, o monstro comeu;
Depois encontrou com o ferreiro;
CHOMP CHOMP CRUNCH CRUHCH, o monstro comeu;
Depois encontrou com o bolo de chocolate;
CHOMP CHOMP CRUNCH CRUHCH, o monstro comeu;
Depois encontrou (o monstro encontra um monte de gente, vamos pular essa parte);
CHOMP CHOMP CRUNCH CRUHCH, o monstro comeu;
Depois encontrou o príncipe;
CHOMP CHOMP CRUNCH CRUHCH, o monstro comeu;
O monstro gostou da vida de príncipe e começou a comer todo mundo a sua volta;
Depois que ele comeu o mundo inteiro o conquistou em overdose diabólica;
PS. Encontrou seu irmão monstro e comeu aquele também;
PS². O monstro entrou em depressão por que ele não tinha nome. Moral: Coma o mundo inteiro para conquistá-lo, mas você vai perder seu nome.

Todas as pessoas que leem essa história (inclusive você) são incubidas a querer conquistar o mundo fazendo joguinhos políticos de bastidores. A pessoa que levou ao maior extremo a leitura dessa lorota foi Johan que conseguiu conquistar o mundo inspirado nesses versos.

Orfanato Kinderovo 511Editar

 
Detetive Pulmão quando quase matou Dr. Tenma pela enésima vez.

Kinderovo 511 é o orfanato da Alemanha Oriental, onde diretores nazistas derrotados ainda nutrem vitória e superioridade dos branquelos (em vão).

O orfanato lembra uma escola pública brasileria qualquer. Um verdadeiro tratamento de choque para qualquer criança daquele país dos chucrutes. Em Kinderovo 511 foi implantado o sistema brasileiro educacional, onde não há luz, não há merenda escolar, não há professores que prestem, só tem marginal, ninguém quer saber de estudar e aquele caos só pode terminar em tragédia.

Todas as pessoas malígnas do anime, que desejam o mal a alguém, tiveram terapia em Kinderovo 511. Toda a população de criminosos já passaram por Kinderovo 511 quando criança.

As crianças mais notavelmente malígnas em Kinderovo 511 eram passadas a estudar numa casa chamada de Mansão da Rosa (um nome pomposo que sempre serve para disfarçar esse tipo de local).

Entrave de LínguasEditar

 
Reação de Grimmer ao saber da morte de seu filho.

O anime apesar de se passar na Alemanha, todos falam japonês (ou português se o que você assistiu foi dublado) e todos os tchecos, franceses e italianos etc. falam igualmente e fluentemente o japonês, tudo por que o Dr. Tenma tem descendência nipônica.

PersonagensEditar

PrincipaisEditar

  • Dr. Kenzo Tenma-Personagem principal. Dr. Tenma é o melhor neuro-cirurgião do mundo, fugiu do Japão para poder estudar e se tornar médico, seu ideal de vida é salvar pessoas, ele é um verdadeiro milagreiro. Salva a vida do maior serial-killer do mundo e por causa disso passa toda a história do anime o procurando para no final salvá-lo novamente (incoerente isso). Dr. Tenma conversa com todos os personagens no anime. Suas qualidades são de todo neuro-cirurgião top-de-linha que sabe atirar e pensar rápido. Salva todo mundo, até os ordinários que tentam matá-lo ou prendê-lo Dr. Tenma salva.
  • Johan Liebert-O vilão e aprendiz de Hannibal Lecter. Coloca a desculpa de suas atrocidades cometidas em sua infância conturbada dentro do Orfanato Soviético Kinderovo 511. Leu um livro de mensagens subliminares e, por causa disso, gosta de manipular pessoas fazendo-as se digladiar. Durante o descorrer da história vira travesti usando as roupas do guarda-roupa da irmã. Um dos principais hobbys de Johan é levar tiros na cabeça.
  • Anna Liebert ou Nina Fortner (aka Alemã Bonitinha)-É a irmã do vilão Johan, larga a faculdade depois que bombou. Foi vítima de lavagem cerebral e passa a frequentar locais estranhos para descobrir o que fez no passado. E toma sustos todo episódio pois sempre descobre algum buraco novo na qual ela transitou quando criança. Quase matou o irmão depois que descobriu que ele usava suas roupas.
  • Detetive Lunge (Detetive Pulmão em inglês)-Fã de livros de Sherlock Holmes, Lunge vive no trabalho, dorme no trabalho, almoça no trabalho e caça o Dr. Tenma no trabalho. Existe apenas para tentar prender Tenma e nada mais. Sua principal característica é sua memória incomum rendendo teorias de que ele na verdade é um robô desenvolvido para ajudar a polícia alemã. Lunge possui um tique nervoso nas mãos e para disfarçar esse defeito mental inventa uma desculpa de que está digitando informações o que não disfarça nada e todos ainda o acham um louco.
  • Dieter-Moleque trombadinha. É um dos infinitos personagens que Dr. Tenma salva durante a história. Dieter era abusado pelo pai e Tenma meteu o bedelho no assunto (já que seu objetivo de vida é salvar a todos). Dieter por sua vez ao invés de agradecer e ir embora fica seguindo os personagens atuando como fardo e comendo muito de graça.
  • Eva Heinemann-Mulher aproveiteira, procura homens para executar o Golpe-do-Baú. É uma bêbada daquelas enjoadas. Um dia depois de se embebedar mais que o normal resolve procurar por uma vítima antiga de seu golpe, o Tenma. Eva é malígna e nunca perde a chance de incriminar Tenma na polícia forjando falsas provas.
  • Wolfgang Grimmer (Magnífico Steiner)-Um jornalista que foi vizinho de quarto de Johan em Kinderovo 511. Fez uma plástica mal-sucedida na face e desde então permanece sorrindo o tempo inteiro, mesmo quando apanha. Possui dupla identidade e foi espião. Sua segunda identidade é inspirada em um herói alce de TV (algo como um Hulk alemão) onde Grimmer quando fica com raiva fica verde.
  • Franz Bonaparte-Tataraneto de Napoleão Bonaparte, Fraz Bonaparte, é um escritor senior-juvenil e desenvolveu títulos literários ilustrativos para lavar a mente de vários alunos aos quais os que mais se destacassem, eram levados a uma mansão chamada de Mansão Rosa. Entre suas obras Monstro sem Nome, Cara de Olho, Cara de Língua, Deus da Paz, Vila Silenciosa.

Povo que nem vem ao casoEditar

 
Johan quando foi para a parada gay. Se vestiu igual a irmã e ainda seduziu um detetive bonachão. Para conseguir identifica-lo só mesmo reparando em seu olhar malígno
  • Rudy Gillen-Criminologista, daqueles que sempre estão com a caneta a boca, estuda psicopatas seriais. Seu sonho é estudar a mente do Tenma, o psicopata cirurgião de múltiplas personalidades, mas Gillen é enrolado pelo papo de Tenma e vira seu amigo.
  • Roberto-O Ricardão da história. O capanga fiel de Johan. Serve apenas para ser o cara que matou as personagens que morrem.
  • Diretor Heinemann-Um médico corrupto. Morreu de infarto após comer uma bala muito adocicada.
  • Dr. Reichwein- Psicólogo que entende todos os malucos do anime. Adotou Dieter e Anna (Nina).
  • "Baby"-Um nazista pigmeu, queima casas de turcos e se apaixona por um mulherão que lógico, abusa do dinheiro dele até o largar. Morreu merecidamente nas mãos de Johan.
  • General Helmut Wolf-Veterano de guerra, nutre conquistar o mundo com a bandeira alemã até os dias modernos do anime.
  • Peter Čapek-O típico cara de óculos e chapéu que se acha o intelectual e fodão da história. Faz número no enredo e morre nas mãos de Johan pra variar.
  • Richard Braun- Detetive pé de cana que foi rebaixado de posto por beber demais. Estava no AA se tratando com o Dr. Reichwein. Morreu manipulado pelo Johan e fazendo o que mais gosta: Enchendo a cara.
  • Hans Georg Schuwald - Ricaço, decrépito e amargurado. Um chato de galochas, mas depois que acha seu verdadeiro filho, fica legalzinho e doa seus livros pra Universidade, também percebeu que o Johan é do lado negro da força
  • Karl Neumann - Filho do Schuwald e de uma puta. Insignificante.
  • Lotte Frank - Garotinha chata que tem o costume de se meter onde não deve. Ajuda o Karl a achar seu verdadeiro pai, e se apaixona por ele. Virou amiguinha da Nina também. Uma chata. Assim como Anne Frank, possui duas letras repetidas no primeiro nome, o sobrenome "Frank" e é um personagem fictício.
  • Sophie Azul - AKA Hildebrand Vermelha e Margot Langer. Puta velha, gorda, feia e chata. Fingia ser a Margot Langer pra ganhar uns trocados do Schuwald. Morreu tomando uma azeitona do Roberto, que foi um guerreiro pra comer esse Dragão, por tentar chantagear o Johan.
  • E muitos outros-Existem mais uma penca de personagens. Todos com algum tipo de maluquice mental.

CuriosidadesEditar

  • A história desse anime é verídica.