Abrir menu principal

Desciclopédia β

Número de Graham

FunçãoParábola.jpg Este artigo é relacionado à matemática.

Cquote1.png A ordem dos fatores não altera o produto. Cquote2.png
Sua professora do primário sobre multiplicação.

Cquote1.png Isto Ecziste?? Cquote2.png
Padre Quevedo sobre número de Graham
Cquote1.png Outra dimensão!! Cquote2.png
Saga de Gêmeos sobre cubo vermelho e preto

O Número de Graham é um número, digamos, um pouco grande TURMA A COLUNI. Você com certeza nunca ouviu falar, aliás o número é tão inútil que maior parte dos matemáticos nerds (será uma redundância) não conhecem nem querem conhecer.

Índice

HistóriaEditar

Ronald Graham Bell, um nerd matemático (redundância de novo), formulou o seguinte problema: Suponha que você tenha um cubo com n dimensões. Aí você resolve pintar as arestas e diagonais do cubo de preto e vermelho (pra quê?). Não importa se você torce pro Sport Recife, Vitória, Ituano ou Brasil de Pelotas, pinta ele de vermelho e preto. O que Graham provou (não me pergunte como), é que se você conseguir um Número de Graham de dimensões, o cubo flamenguista vai ter um lado de uma cor só, ou algo assim. Mas o problema é que esse número é tão grande que ninguém teria a paciência de pintar um cubo por tanto tempo nem dinheiro pra comprar tanta tinta. Principalmente flamenguistas que são pobres. O pior é que seria necessário construir um acelerador de partículas maior que o universo para achar tantas dimensões paralelas assim. Mas suspeita-se que é na númerodegrahamésima dimensão que o Acre se encontra, caso ele exista, é claro.

O pior de tudo é que Graham queria encontrar o menor número de dimensões pra esse cubo flamenguista; e o máximo que ele descobriu é que esse mínimo é menor que o Número de Graham, e maior do que 6. (assim como o IBGE estima a população do Brasil com sendo algo entre 1 e 1 trilhão de pessoas).

Contando até um número de GrahamEditar

Mas quanto vale um número de Graham? Bom, pense num número bem grande. Não vale mencionar Chuck Norris na definição! Pensou? É menor. Agora penser de novo. Continua menor. Eleva ao quadrado. Multiplica por um milhão. Faz fatorial. Multiplica por um Mol. Eleva a googolplex. Eleva a ele mesmo. Eleva a ele mesmo um googolplex de vezes.

Coitado, não chegou nem perto. O número de Graham é maior.

O segredo do número de Graham é o operador chapeuzinho (vermelho), ^. a^b (lê-se a chapeuzinho b), é a elevado a b, ou seja  . Por exemplo, 2^3 =  

 
Haja chapeuzinhos!!!

Depois de um chapeuzinho, passamos a 2 chapeuzinhos, ^^ (não confundir com um emoticon otaku). a^^b (a chapeuzinho-chapeuzinho b) é o mesmo que a^a^a^...^a, com b ases (ou seja,   ); lembrando que potências são associadas a partir da direita ( ). Por exemplo, 3^^4 = 3^3^3^3 =   um número grande pra caramba.

A mesma lógica se usa com 3 chapeuzinhos (a^^^b = a^^a^^a...^a), quatro chapeuzinhos (a^^^^b = a^^^a^^^a...^^^a), etc. Quando você se enche de tanto chapéu pode colocar um numerozinho dizendo quantos chapeus são: a^ b

Pois bem. (pausa para descanso).

.

.

.

.

.

Bom, comece portanto com 3 quatro-chapeuzinhos 3 (3^^^^3); e esse é o primeiro número,  . Só esse número já é bem grande, da ordem do peso da sua mãe - sendo que escrever a lista de potências já gastaria todo o espaço do universo. Calcular esse número fica como exercício para o leitor.

  é 3  -chapeuzinhos 3, ou 3^^^^^...^^^3 (com   chapéuzinhos).

  é 3  -chapeuzinhos 3. Continue assim até chegar em  .

  é, enfim o chamado Número de Graham (não confundir com o Nintendo 64).

(obs:estima-se que a força de Chuck Norris é bem maior que  ).

Resumindo todo esse papo de Número de Graham e tal, chuck norris é superior a tudo e a todos.(Creio que seguidores de Deus me dirão o contrário)

Caso você não tenha entendido o que é um número de Graham (o que é muito provável)Editar

Para ter uma ideia da dimensão do seu tamanho, imagine os números abaixo.

  • Número de anos necessários para que a Ponte Preta ganhe um milhão de títulos mundiais consecutivos
  • Número de anos necessários para que o Corinthians repita o Tetra da Libertadores do Independiente
  • O número da versão do Windows que não vai travar
  • O dinheiro do Silvio Santos em centavos
  • Idade da Dercy Gonçalves em bilionésimos de segundo
  • Número de fios de cabelo dos habitantes da China
  • O número de vezes que você vai ter que ler a seção acima pra entender o que significa o número de Graham.
  • O número de pessoas necessárias para encontrar alguma que vai achar esse artigo engraçado
  • O número de vezes que passou A Lagoa Azul na tv aberta
  • Tempo que se levaria para ir a pé até Roraima ou Rondônia, não importa de onde veio (não dá pra ir a pé ao Acre e continuar vivo)

Pegue todos esses números e multiplique, faça fatorial, eleve à potência que você quiser, bata no liquidificador, agite bastante e adoce à gosto. Dependendo da sua criatividade, o número resultante pode ser um pouquinho menor que o Número de Graham, mas o mais provável é que será muuu....uuito menor (com   us). De qualquer forma, não tente reproduzi-lo em casa. Em vez disso, use-o para conversar com as pessoas:

-Já te falei um número de Graham de vezes pra você não fazer isso, entendeu? Um número de Graham!!!

-Meu amor, você é uma em um número de Gra..., Gram... como é o nome dele mesmo?

Mas o que seria maior do que isso?Editar

  • O número de Graham + 1 (duh!).
  • O 20º número da sequência de Goodstein (se você não sabe inglês jamais saberá o que é isso).

RelacionadosEditar

  • Entra na rival wikipédia (em inglês) e digita busy beaver ("castor ocupado", e põe "ocupado" nisso!).