Abrir menu principal

Desciclopédia β

Addition Table.svg Este artigo é relacionado à matemática.

Efetuando cálculos com números reais.

Cquote1.png Você quis dizer: Dinheiro? Cquote2.png
Google sobre real
Cquote1.png Nunca antef na hiftória deffe paíf o real foi tão forte! Cquote2.png
Lula sobre número real
Cquote1.png É a união de todos os conjuntos numéricos que se estuda (ou não). Cquote2.png
Capitão Óbvio sobre o conjunto dos números reais
Cquote1.png Qual que é a resposta de ? Não pertence aos reais! Cquote2.png
Professor de matemática sobre as limitações dos números reais

O Conjunto dos Números Reais, conhecido (ou não) pelo símbolo , é o conjunto matemágico matemático que reúne todas as outras panelinhas todos os outros conjuntos numéricos que você aprendeu (ou não). Mas, para te ajudar a lembrar, esses conjuntos são:

Tiu Pita e seus trabalhos com os números reais.
  • Conjunto dos números naturais ();
  • Conjunto dos números inteiros ();
  • Conjunto dos números racionais ();
  • Conjunto dos números irracionais ();
  • Conjunto dos números complexos ();

Índice

HistóriaEditar

 
Um número real.

Estudados pelos nerds matemáticos desde os tempos pré-Dercyanos, os números reais só tornaram-se realidade com os trabalhos de Pitágoras (vulgo Tiu Pita), Arquimedes, Tomás de Torquemada Bhaskara, Gauss e von Neumann. Bhaskara teve participação importante na adição dos números irracionais ao conjunto real, pois aquelas raízes inexatas que saíam da fórmula que ele fez sempre o deixava puto da cara.

Em 1700 e pau com corda, Gauss, durante um severo ataque de nerdice, juntamente com Euler, separam os números reais dos números complexos, tornando os últimos um conjunto em separado. Por motivos didáticos, os alunos apenas trabalham até hoje com os números reais para evitar confusão ainda maior do que aquela que a matemática já faz.

 
Uso da notação real para cálculo de conjuntos.

Aplicações em conjuntosEditar

Nas operações de conjuntos, tais como união, separação diferença, intersecção e AAAAAAAA, utiliza-se os números reais a fim de evitar coisas desagradáveis, como errar todo o desenvolvimento ou ter de colocar um   depois da resposta para não errar toda a conta.

Em operações com conjuntos de elementos inteiros, prefere-se usar um  , já que não é preciso usar frações, números decimais ou dízimas periódicas para calcular a resposta (ou não). Essa foi uma das funções da criação do conjunto dos reais: colocar um   do lado da conta e ser feliz.

Utilização em aritméticaEditar

  Dizia eu que a aritmética...  
Professor Girafales sobre o uso dos números reais

 
Executando operações com números reais.

Os números reais estão íntima e sexualmente envolvidos com funções, principalmente aquelas que você aprende no Ensino Médio. Quase sempre, quando se falava em verdade ou desafio domínio ou imagem de uma função, você colocava o belíssimo   sem imaginar o que aquilo significava (já que o seu professor nunca explicou o que era aquilo). Pois, garotinho juvenil, isso significa ‘’conjunto dos números reais’’.

Avançando ainda mais o sinal no contexto aritmético, os números reais estão muito ligados aos números complexos. Isso ocorre porque a maioria dos números complexos tem uma ‘’parte real’’, que é a parte sem o ‘’i’’ (que é a unidade imaginária). Inclusive, alguns matemáticos dizem que o conjuntos dos números complexos (vulgo  ) é um puxadinho uma extensão do conjunto dos números reais (vulgo  ).

Gráficos e números reaisEditar

 
Gráfico utilizando números reais (ou não).

Pelo fato dos números reais e as funções serem unha e carne, os Planos Cartesianos Ortogonais (vulgos eixos X e Y) trabalham quase que exclusivamente e com carteira assinada com esse conjunto. Os gráficos tem seus eixos todos tatuados marcados com números reais, para que os gráficos não saiam errados ou incompletos (mesmo que seja para fazer um 'esboço).

Em outros gráficos, como os tipo pizza (preferido para uso no Congresso Nacional) e os tipo barras (muito usado em estatísticas policiais), como não há necessidade de dizer de que número se fala, não se coloca que esses números são reais (ou não).

Ver tambémEditar