Abrir menu principal

Desciclopédia β

Niccolo Fontana Tartaglia

Niccolo Fontana Tartaglia é um matemático Italiano assim como Ferrari e Cardan. Tartaglia foi um dos primeiros matemáticos italianos mas quem disse que isso o tornava fodão? Na verdade praticamente ninguém o conhecia e também quando ele tentava parecer fodão ele tinha um pau no cu aquele viado e dava eu posso falar isso pq eu que dei um golpe de sabre no meio da cara dequele filho da puta e depois estrupei a mãe dele por isso que ele gagagagagagaggayjou a vida inteira acabava estragando tudo com sua "gagagagagueira". Seja como for, era para ser um idiota-Analfabeto mas, do nada, ele consegue aprender o alfabeto sozinho e vira um matemático. Alguém me explica isso?

Índice

InfânciaEditar

 
Tartaglia: apesar de gago era estiloso.

Tartaglia era só uma criança. Nasceu de formas (quase) normais mas o seu grande problema era a gagueira. Digo era o único além de ser pobre, ter os pés chatos, ser burro e feio. Mas fora isso tudo bem! A Mãe de tartaglia achou que poderia curar a gagueira do menino se o levasse para a Igreja todos os dias, até mesmo quando não tinha missa.

Mas, em um domingo, enquanto a mãe estava na igrejinha da vila de Tartaglia somente os dois estavam na Igreja quando começou a entrar um monte de gente dentro dela. A Mãe de Tartaglia berrava:

 ESSE LUGAR JÁ É MEU! JÁ É MEU! 
Mãe de tartaglia

Enquanto o restante se encoxava o Padre da igreja gritava pois suas preces tinham sido atendidas. Mas depois todo mundo ficou quieto quando entrou o exército Francês na igreja matando todo mundo, Tartaglia ficou com uma cicatriz horrível, sim, mas ainda era melhor do que ser pobre e burro.

A Mãe dele começou a ir aos bares e apelidou Tartaglia de "sem futuro". A mãe dele já tinha sido casado com o pai dele (se bem que ela sempre vinha com um homem novo pra casa) que era Carteiro. O pai dele pagou um professor particular para ensinar o alfabeto para Tartaglia.

O problema é que quando o pai morreu ele não deu mais aulas ao guri e ele ficou sabendo só até o "F", foi quando Tartaglia, querendo fazer alguma coisa da vida, se levanta e aprende até o "Z" e os números. Mais tarde ele tinha inventado a equação de terceiro grau (tem isso?)

ApelidoEditar

 
Tartaglia TENSO!

Seu apelido surgiu como um nome carinhoso dado por um valentão na escola. Significa "Gago" e não um nome de mafioso. Seja como for ele nem viu mais o valentão pois o pai dele morreu e ele tinha que aprender tudo sozinho. Difícil mesmo em sua vida foi citar as suas obras e fórmulas imagine a cena:

 A equa-qua-cionne-ne di ter-te-ter-te-terte-ti-c-cio-o-o-o-o gra-a-t-tte-tte ti- cu-me-mne-me-me-ça ti-ti-t-t-t-t-tttt--t-t-tiss... 
Tartaglia

Enquanto ele falava, milhares de matemáticos agonizavam para descobrir como. Então ele prefiriu escrever tudo em um papel e chamar alguém pra ler.

CardanoEditar

 
DROGA! Eu sabia que aquele desenho com as trigêmeas que viajam pelo passado iam causar problemas com o Tartaglia!

Cardan foi amigo de Tartaglia. Primeiramente Tartaglia não tinha amigos pois ninguém suportava a gagueira dele, segundo é que Tartaglia não gostava de pessoas então nunca teve esposa e filhos e terceiro é que as pessoas só chegavam perto dele para descobrir coisas sobre sua fórmula secreta.

O único amigo que Tartaglia teve foi Cardano mas mesmo assim este lhe passou a perna. Quando Tartaglia achou que tinha a pior vida Cardan mostrou que ele sempre se fodia além da impotência e de achar que mija demais e que depois mija de menos. Para o bem de Cardan ele passou uma poesia explicando seu método.

Acontece que ele interpretou errado a fórmula e apresentou a todos. Por um lado cardan foi certo, afinal se depende-se de Tartaglia essa fórmula nunca saía. Mas por outro cardan foi errado pois apresentou uma fórmula errada.

Tartaglia ia desmentir no seu "novo livro" só que ele acabou morrendo no meio do processo.

ContribuiçõesEditar

Bem ele contribuiu com algumas fórmulas que a matemática deixou na geladeira e somente os universitários aprendem só por aprender. Seja como for foi chamar a atenção de sua fórmula de terceiro grau que foi posta ali por outra pessoa, o Cardan. Seja como for ele desmascarou um tal de Fibonacci e então entrou para a matemática italiana como "ídolo".

Matemágicos Matemáticos, geômetras e outros nerds
v d e h

al-Khwarizmi, o impronunciável - Alan Turing - Albert Einstein - André Weil - Bombelli - Bhaskara - Cantor - Manuel Bento de Jesus Caraça - Euclides - Euler, our king! - Fermat, o príncipe - Ferrari - Fibonacci - Galileu - Galois, o rebelde - Goldbach - Gauss, o príncipe - Newton - Inácio do Amaral - Lambe Humberto - Tio Laplace - Tio Omar do Quibe - Veneno Poisson - Pitágoras, o largo - He Man Riemann - Tartaglia, o gago - Jacques Tetas - Recorde - Pascal - Abel, o azarado - Arquimedes - Paul Anônimo - Cardano, o mais azarado - Tales, o pioneiro - Filho duma tenda - Neumann, o atômico - Erdös, o sociável - Cauchy