Abrir menu principal

Desciclopédia β

Nursultan

Cquote1.png Minha irmã é a prostituta número 4 de Astana! NICE! Cquote2.png
Borat

Astana é a grande capital do Cazaquistão. No centro do país é uma das cidades mais isoladas do mundo, longe da China, longe da Europa, longe do Brasil, longe de tudo!

Índice

HistóriaEditar

 
O maior pirulito do mundo fica em Astana.

Astana foi fundada em 1824 por alguns nômades siberianos que se perderam no caminho para Omsk na tentativa cultural de recriar a jornada de Gengis Khan. Cansados de tanto andar e não chegarem a lugar nenhum, armaram o acampamento ali mesmo.

Durante muito tempo não passou de um ponto de parada de nômades. Durante o domínio da União Soviética Astana foi transformada num campo de prisioneiros de guerra, um dos piores do mundo.

Em 1997 depois do terremoto que destruiu a antiga capital Almaty o governo corrupto do Cazaquistão transferiu a capital para Astana no interior do país, onde poderiam ficar escondidos do mundo e roubar as verbas pública sem ter muita gente para incomodar.

Atualmente Astana é muito visitada pelos habitantes do interior do país durante todos fins-de-semana para fotografarem mulheres no banheiro, uma atividade cultural do Cazaquistão.

GeografiaEditar

Astana é uma cidade que sobrevive mesmo com a ausência completa de rios, lagos, chuva e água em geral. Há apenas uma vasta e imensa planície cheia de grama.

EconomiaEditar

Astana destaca-se na Ásia pela sua produção de couros. O oxigênio também é muito abundante e engarrafado para ser vendido nas cidades do interior do país. Astana é também o maior produtor de feno do universo.

Pontos turísticosEditar

  • Bayterek - O maior pirulito do mundo, é uma torre gigante e multicolorida que pode ser avistada a 500 quilômetros de distância devido às planícies cazaques. Representa um ovo no topo de uma árvore, o símbolo do Cazaquistão.
  • Oceanário - O oceanário mais distante do oceano, ninguém sabe até hoje como aquele pessoal consegue manter funcionando essa maravilha. Esse oceanário detêm 80% da água total de Astana.
  • Centro Islâmico - Lugar bonito onde o povo islâmico pode se reunir e saber qual a direção de Meca.
  • Torre do Hotel Intercontinental - Mais uma torre que gastaram dinheiro ao invés de dar comida e emprego para o povo.
  • Mercado - O maior feirão do centro asiático. É o local para onde vão parar as muambas assaltadas por beduínos nas desertas estradas do Cazaquistão.