Abrir menu principal

Desciclopédia β

Oakland

Oakland é um bairro e região metropolitana de São Francisco, no litoral do deserto americano da Califórnia. Espécie de favela, é a zona dos mano tocador de rap (hip hop americano) de São Francisco. Considerada a única periferia com prédios residenciais do mundo.

Índice

HistóriaEditar

 
Heróis de Oakland, de todas as culturas do mundo.

Com uma história muito integrada à da cidade de São Francisco, Oakland, a Campinas da Califórnia, foi fundada por antigos indígenas da etnia Ohlone, que estavam fugindo da crescente ameaça capitalista que avançava o interior dos Estados Unidos.

Com a chegada dos Conquistadores no século XVIII, os indígenas não viram opção de sobrevivência, a não ser fugir para o Hawaii, e assim a aldeia veio a se tornar parte integrante da coroa espanhola. Mas não por muito tempo, quando Miguel Hidalgo inventou o "sentimento patriota" no México, os mexicanos expulsaram os espanhóis e fundaram os Estados Unidos do México, onde sua fronteira setentrional era a cidade de Oakland. Todavia, George Washington ordenou que o Mel Gibson conquistasse Oakland sob a bandeira americana. Com a ajuda do Homem Aranha, o líder mexicano Antônio Bandeiras foi expulso, e Oakland tornou-se cidade americana.

Em 1870 foi contruída uma estação férrea ligando Oakland à cidade próxima e capital dos Estados Unidos Nova York, o que alavancou a criminalidade e bandidagem economia de Oakland tornando-a a sólida favela dos dias atuais.

A medida que as fazendas foram falindo em toda Califórnia e a sociedade foi avançando com isso, no início dos anos 90 todos os caipiras haviam migrado para a cidade (depois se frustrarem e virarem mendigos em São Francisco). Isso explica em parte a grande população.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi zona industrial de armamentos para serem usados especialmente contra japoneses. Incluía uma fábrica de visores de poder que podia medir o poder das pessoas até 9000.

DemografiaEditar

Por estar longe do FBI e da CIA, Oakland é a cidade mais etnicamente diversificada de todo Estados Unidos, formado 20% por americanos nativos, pode-se encontrar na cidade mexicanos, brasileiros, japoneses, canadenses, guatemaltecas, paraguaios, bolivianos, chineses, árabes, africanos, russos, suecos, acrianos e muitas outras etnias que eu nunca ouvi falar. O nome dos bairros são todos divididos como "Chinatown", "Arabtown", "Braziltown", "Mexicantown", e assim por diante. Existem 73 bairros em Oakland.

É claro que isso contribui para que Oakland detenha os piores índices dos Estados Unidos de criminalidade. Os assassinatos, roubos e estupros são diários e já são até considerados símbolo inalienável de Oakland.

Cultura esportivaEditar

O esporte favorito de Oakland é ver seus times perderem.

Oakland Raiders (NFL)Editar

Conhecido como o inferno onde nenhum ser vivo quer jogar. Veja o artigo e cuidado com Tommy Kelly dirigindo, ele pode estar bêbado.

Golden State Warriors (NBA)Editar

Conhecido por seu logo do homem-pilha e por ainda não ter feito nada em Oakland, mesmo após mais de vinte anos de cidade.

Oakland Athletics (MLB)Editar

  Rickey Henderson agradece ao povo de Oakland pelo carinho, pela idolatria, pelas bases e principalmente porque não colocaram Rickey Henderson nos Raiders  
Rickey Henderson sobre Oakland, em seu discurso de introdução no Hall da Fama do Beisebol

Único time da MLB que não terá um estádio só pra si mesmo em 2012. Planos de mudança para qualquer outro lugar que preste não estão descartados. Mudança não é palavra nova para este time, que já passou por Philadelphia e Kansas City.

Conhecido pelas infinitas reconstruções e pelo fato de que nenhum jogador minimamente bom consegue passar mais de cinco anos no time.

San Jose Sharks (NHL)Editar

  Jogamos como nunca, perdemos como sempre  
Jogador do Sharks sobre playoffs

Oakland é uma cidade tão azarada que seu azar infecta times de cidades próximas. O Sharks é conhecido por fazer temporadas regulares dominantes, conquistar o título de sua divisão na maioria das vezes e sair dos playoffs o mais cedo e vergonhosamente possível, preferencialmente contra rivais da divisão Noroeste. Sua primeira temporada foi em San Francisco, jogando numa arena chamada Palácio da Vaca, em homenagem ao ícone sagrado da cultura indiana.

CuriosidadesEditar