Abrir menu principal

Desciclopédia β

Palácio da Justiça

Palácio da Justiça e sua bela arquitetura.

Palácio da justiça é um edifício no final da Esplanada dos Ministérios, mais um desses prédios de Brasília que nem metade dos brasilienses sabe explicar direito para que serve. Oficialmente, é a sede do Ministro da Justiça, onde há uma confortável poltrona com uma mesa cheia de salgadinhos onde ele pode passar os dias da semana coçando o saco e analisando os diferentes pesos das diferentes propinas e lobbys que chegam diariamente em seu gabinete.

Teoricamente o prédio deveria ser usado por juízes, juristas, árbitros de futebol e similares, mas aparentemente esta função está em segundo plano e o Palácio da Justiça serve mais para enfeitar (e nem enfeita tanto assim).

ConstruçãoEditar

A ideia da construção não poderia vir de outra pessoa a não ser de Oscar Niemeyer que brincava em Brasília em 1957 como se fosse um imenso Lego. A arquitetura do Palácio da Justiça é claramente inspirada nos castelos e templos de The Legend of Zelda.

ArquiteturaEditar

 
O interior do Palácio da Justiça em dia de julgamento.

A arquitetura do Palácio da Justiça é muito interessante, a começar pelo fato que, aparentemente, o único modo de entrar no edifício é através do nado, o que é bem original, evita manifestantes fazendo quebra-quebra, nem todo mundo tem coragem de atravessar um fosso cheio de crocodilos.

O característico espelho d'água é ideal para pescar e de vez em quando se refrescar, uma vez que lá não tem tantos guardas como no espelho d'água do Congresso Nacional.

Em sua arquitetura se destaca um pequeno conjunto de cachoeiras que criou um lodo e um aspecto de mofado no edifício, além de pequenas ilhas cheias de flores roxas para criar um ar de pântano ao edifício.